Mato Grosso - O Campeonato Mato-grossense 2017 terá praticamente os mesmos clubes de 2016. Afinal, não houve disputa na 2ª divisão e, consequentemente, acessos. Sem falar que o Estadual do Mato Grosso deveria rebaixar quatro clubes na próxima temporada, mas a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) recuou da decisão após pressão dos dirigentes. O Sr. Goool traz, nesta terça-feira, a tabela completa e o simulador de jogos.
Sem clubes suficientes, sem estádios disponíveis e com o histórico deficitário, a 2ª divisão do Estadual Mato-grossense não foi disputada em 2016. Sem acessos, a elite do torneio só não terá Poconé - rebaixado em campo - e Rondonópolis - que desistiu da 1ª divisão dias antes do início do Estadual e também foi degolado.Todos os outros dez clubes do Mato-grossense 2016 disputarão a edição 2017 que terá dois integrantes a menos. A ideia da FMF era rebaixar quatro clubes no próximo ano e diminuir ainda mais o Estadual. Mas os clubes bateram o pé e a FMF voltou atrás ao manter só dois descensos na próxima temporada.
O regulamento segue o mesmo com dois grupos. Como cada grupo contará com cinco clubes, toda rodada terá um integrante de folga. Cacerense, no Grupo A, e União, no Grupo B, folgarão na 1ª rodada. O atual campeão Luverdense estreará fora de casa contra o Sinop. O Estadual terá início no final de semana de 28 de janeiro.
Três principais divisões perderam um estado em relação a atual temporada
Leia a notícia completaRegulamento:
Na Primeira Fase, os dez clubes serão divididos em dois grupos. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão, enquanto o último colocado de cada grupo será rebaixado.
A semifinal e a final serão disputadas em jogos de ida e volta. O campeão mato-grossense terá vagas na Série D do Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Verde 2018. O vice-campeão, por sua vez, terá vaga na Copa do Brasil 2018.