Goiás - A Série A do Campeonato Brasileiro, pela primeira vez nos pontos corridos, não contará com representantes goianos na edição 2016. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, a Série B, por sua vez, terá juntos os três chamados grandes do Estado pela primeira vez na história. Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova estarão lado a lado no segundo escalão nacional na próxima temporada.
O Atlético, por sua vez, garantiu a presença do Estado nos anos em que o Goiás esteve fora. O Dragão deu as caras na elite nacional em 2010, 2011 e 2012. O Estado de Goiás, aliás, não ficava sem representante na Série A desde 1999. Naquela oportunidade, Goiás e Vila Nova estavam na Série B, enquanto o Atlético teve que disputar a Série C.
Sem precisar entrar em campo ou se preocupar com despesas, FPF enche os cofres com quase R$ 5 milhões
Leia a notícia completaEm outras cinco oportunidades, ainda de acordo com o levantamento do Sr. Goool, Goiás teve três ou mais clubes na Série B. Tal fato ocorreu em 1980 (Anapolina, Itumbiara, Goiânia e Goiás), 1981 (Anapolina, Anápolis e Atlético Goianiense), 1982 (Goiás, Vila Nova e Anápolis), 1989 (Anapolina, Vila Nova, Goiatuba, Atlético Goianiense e Goiânia) e 1991 (Anapolina, Goiânia, Atlético Goianiense e Vila Nova).
Em 2015, o Goiás foi rebaixado na Série A com a segunda pior campanha. O Atlético, por sua vez, escapou do rebaixamento na Série B. Já o Vila Nova conquistou o acesso e o título da Série C. Em 2016, o trio estará na Série B.