Santa Catarina - Acabou o encanto dos clubes catarinenses? Se em 2013, os representantes de Santa Catarina foram destaques nas divisões nacionais - acessos de Chapecoense e Figueirense -, na atual temporada os clubes estão com sérias dificuldades dentro das quatro linhas. Em nove partidas nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, os clubes do Estado conquistaram apenas uma vitória.
Português Eusébio, autor de nove gols, foi o artilheiro do Mundial na Inglaterra
Leia a notícia completaE foi justamente o JEC o responsável pelo único triunfo catarinense. O Tricolor bateu o Paraná, em Curitiba, por 3 a 2, pela 2ª rodada da Série B. Além do JEC, apenas a Chapecoense já pontuou entre os cinco clubes de Santa Catarina nas duas principais divisões nacionais.
A Chapecoense empatou sem gols com o Coritiba na estreia do Brasileirão. Mas neste domingo, o clube de Chapecó foi derrotado pelo Sport, por 2 a 1, na Ilha do Retiro. Pior fizeram Criciúma e Figueirense, na Série A, e Avaí, na Série B. Todos foram derrotados nas duas rodadas.
O Criciúma, que se manteve na elite na temporada passada, apanhou do Palmeiras na estreia (2 a 1) e, neste domingo, perdeu para o Goiás (1 a 0). Campeão catarinense, o Figueirense não só perdeu para Fluminense (3 a 0) e Bahia (2 a 0), como ainda não marcou gols e amarga a lanterna do Brasileirão. Só a dupla do Sul segue sem pontuar na Série A.
O mesmo fator negativo é visto na Série B com o Avaí. O clube catarinense estreou com derrota para o América, em Natal, por 3 a 1, e na última terça-feira, em casa, perdeu para o Bragantino (2 a 1). Das nove partidas, os clubes de Santa Catarina somaram quatro pontos de 27 possíveis, além de ostentarem apenas um triunfo, um empate e sete derrotas. São sete gols a favor e 17 contra.Em busca da reação, a Chapecoense terá pela frente o Corinthians, na Arena Condá. Enquanto isso, Criciúma e Figueirense se enfrentarão no Heriberto Hulse. Pela Série B, o Joinville receberá, na Arena, o Icasa, enquanto o Avaí visitará o Vila Nova, no Serra Dourada.