São Paulo - A disputa pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro, a cada ano que passa, tem ficado ainda mais acirrada. E tudo piora com os dados levantados pelo Sr. Goool. Desde que o segundo escalão nacional passou a ser disputado por pontos corridos, em 2006, é quase certo que uma das vagas do acesso fique com algum clube rebaixado no Brasileirão da temporada anterior.
Neste levantamento feito pelo Sr. Goool apenas em 2007 e 2011, nenhuma das quatro vagas foi preenchida por algum clube rebaixado na elite. Logo na primeira edição dos pontos corridos, o Atlético Mineiro - rebaixado em 2005 - não só conquistou o acesso, como ficou com o título da Série B.Clube do interior volta para a Série A2, divisão que não disputa desde a temporada 2004
Leia a notícia completaEm 2012, o Atlético Paranaense conseguiu fazer o bate e volta, mas o título acabou com outro clube (Goiás). Aliás, de todas estas temporadas em que - ao menos - um clube rebaixado conseguiu o acesso na sequência, só em 2012 e 2014 o campeão não havia descido da Série A. No ano passado, o título ficou com o Joinville, mas Ponte Preta e Vasco pegaram duas vagas no acesso.
O recorde, porém, é da temporada de 2013. Naquela oportunidade, três das quatro vagas do acesso foram preenchidas por clubes rebaixados no Brasileirão anterior. Palmeiras - campeão -, Sport e Figueirense subiram para a Série A um ano após o rebaixamento.
Em 2015, a Série B contará com os degolados Criciúma, Botafogo, Bahia e Vitória. São 16 clubes contra o histórico do bate e volta. O Criciúma começará a campanha diante do Mogi Mirim, no interior paulista. O Botafogo enfrentará o Paysandu, fora de casa. O Bahia também atuará longe da torcida contra o América Mineiro. Já o Vitória receberá, em Salvador, o Sampaio Corrêa.
Confira os jogos da 1ª rodada da Série B do Brasileirão 2015:Paysandu x Botafogo
Macaé x Santa Cruz
Vitória x Sampaio Corrêa
Mogi Mirim x Criciúma
América Mineiro x Bahia
CRB x Bragantino
Atlético Goianiense x Boa Esporte
ABC x Oeste
Náutico x Luverdense
Paraná x Ceará