Goiás - Atlético Goianiense, Vasco, Avaí e Náutico, após 33 rodadas, estão no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Caso este cenário permaneça será a primeira vez nos pontos corridos com acessos de quatro regiões diferentes, segundo levantamento do Sr. Goool. Apenas o Norte não colocaria um clube na Série A de 2017. O Centro-Oeste é a região que está mais perto de subir para a elite.
O Atlético Goianiense lidera com 61 pontos, oito a mais do que o 5º colocado. O Dragão ainda brigará pelo título contra o Vasco. O representante do Sudeste aparece na vice-liderança com 58 pontos. Três pontos a menos está o Avaí, clube do Sul. Logo atrás está o nordestino Náutico com 54 pontos.A diversidade é grande, ainda mais comparada com as últimas edições da Série B. Em 2015, por exemplo, só Sudeste (Botafogo e América Mineiro) e Nordeste (Santa Cruz e Vitória) subiram de divisão. O Sudeste também teve dois clubes no G4 de 2014 (Ponte Preta e Vasco), enquanto o Sul colocou os outros dois (Joinville e Avaí).
Há cinco anos, Sudeste (Portuguesa e Ponte Preta) e Nordeste (Náutico e Sport) voltaram a dominar o cenário do G4. Já em 2008, o Sudeste obteve três das quatro vagas do acesso (Corinthians, Santo André e Grêmio Barueri), enquanto o Sul (Avaí) ficou com a outra. Cenário parecido ocorreu em 2006. Mas a região dominante foi o Nordeste (Sport, Náutico e América de Natal). A outra vaga ficou com o Sudeste (Atlético Mineiro).
Bayern de Munique, Real Madrid, Nice e Benfica lideram suas competições
Leia a notícia completaEm 2010, a maioria foi do Sul (Coritiba e Figueirense), mas Nordeste (Bahia) e Sudeste (América Mineiro) também marcaram presença. Por fim, em 2007 e 2009, o Sudeste fez dobradinha. Há nove anos, a Série B subiu Ipatinga e Portuguesa, do Sudeste, Coritiba, do Sul, e Vitória, do Nordeste. Em 2009, os acessos foram de Vasco e Guarani, pelo Sudeste, Ceará, pelo Nordeste, e Atlético Goianiense, pelo Centro-Oeste.