Minas Gerais - O Vitória sofreu, mas conseguiu bater o Luverdense na Arena Pantanal, em Cuiabá, na última terça-feira, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O triunfo - décimo dos baianos na competição - manteve o Leão na liderança. Na atual temporada, porém, é raro um clube conseguir uma sequência na 1ª colocação. Afinal, de acordo com o levantamento do Sr. Goool, a edição 2015 tem o maior número de clubes (6) na ponta desde 2010 (7).
Entidade pernambucana tem quase a mesma renda líquida do que as Federações do Paraná e Santa Catarina
Leia a notícia completaOutro lado...
Mas nem sempre a liderança esteve a par de vários clubes. Vide a temporada passada. Em 2014, apenas Joinville e Ceará garantiram presença no topo até a 18ª rodada. O JEC seria campeão do segundo escalão nacional. Em 2013, a ponta foi disputada apenas por Chapecoense, Palmeiras e Figueirense.
Enquanto isso, América de Natal, América Mineiro, Criciúma e Vitória estiveram no topo durante as 18 primeiras rodadas da Série B 2012. Já os líderes até a 18ª rodada da Série B 2011 foram Ponte Preta, Portuguesa, Sport e ABC.
Para seguir na frente de todos, o Vitória terá que passar pelo Santa Cruz, que está em ascensão, na próxima sexta-feira, às 19 horas, no Estádio Barradão, em Salvador, pela 19ª rodada. Hoje, o Leão ostenta 34 pontos e aproveitamento de 63%. São dez triunfos (seis em casa e quatro fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e quatro derrotas (uma diante da torcida e três fora), além de 28 gols a favor e 16 contra.
Confira os líderes da Série B até a 18ª rodada:
2010
Portuguesa, Náutico, Guaratinguetá, Bahia, Paraná, Coritiba e Figueirense
2011
Ponte Preta, Portuguesa, Sport e ABC
2012
América de Natal, América Mineiro, Criciúma e Vitória
2013
Chapecoense, Palmeiras e Figueirense
2014
Joinville e Ceará
2015
CRB, Sampaio Corrêa, Botafogo, Náutico, Bahia e Vitória