São Paulo - A Série B do Campeonato Brasileiro, após longos sete anos, voltará a ter dérbi, um dos maiores clássicos do interior. A Ponte Preta, neste domingo, foi rebaixada na Série A e, em 2018, reencontrará o eterno rival Guarani que escapou do descenso no segundo escalão nacional. A Macaca teve a queda confirmada no duelo direto ante o Vitória para tristeza da sua torcida que esteve no Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 37ª e penúltima rodada.
A Ponte Preta estava na elite nacional desde 2015. Mas ao contrário das últimas temporadas, desta vez, a Macaca mostrou que dificilmente escaparia da degola. A preocupação começou já na 10ª rodada. Jogo a jogo os paulistas perderam posições. São 11 rodadas entre os quatro piores colocados. Na 28ª rodada, a Ponte Preta entrou na zona do medo e não saiu mais.A campanha em si dos pontepretanos deixou a desejar, mas o principal problema foi atuar como visitante. A Ponte Preta, para se ter uma ideia, obteve aproveitamento de apenas 16,7% fora de casa. Tanto é verdade que o clube paulista tem a pior campanha como visitante. São apenas nove pontos em 18 rodadas com uma vitória, seis empates e 11 derrotas.
Sem falar que edição 2018 do torneio terá início logo em 7 de janeiro
Leia a notícia completaAntes de pensar no Guarani ou na Série B, a Ponte Preta se despedirá da Série A no próximo domingo, às 17 horas, contra o Vasco em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 38ª rodada.
Confira todos os clubes que foram rebaixados no Brasileirão desde 2006:
2006
Ponte Preta-SP, Fortaleza-CE, São Caetano-SP e Santa Cruz-PE
2007
Corinthians-SP, Juventude-RS, Paraná-PR e América de Natal-RN
2008
Figueirense-SC, Vasco-RJ, Portuguesa-SP e Ipatinga-MG
2009
Coritiba-PR, Santo André-SP, Náutico-PE e Sport-PE
2010
Vitória-BA, Guarani-SP, Goiás-GO e Grêmio Prudente-SP
2011
Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, América Mineiro-MG e Avaí-SC
2012
Sport-PE, Palmeiras-SP, Atlético Goianiense-GO e Figueirense-SC
2013
Portuguesa-SP, Vasco-RJ, Ponte Preta-SP e Náutico-PE
2014
Vitória-BA, Bahia-BA, Botafogo-RJ e Criciúma-SC
2015
Avaí-SC, Vasco-RJ, Goiás-GO e Joinville-SC
2016
Internacional-RS, Figueirense-SC, Santa Cruz-PE e América Mineiro-MG
2017
Atlético Goianiense-GO e Ponte Preta-SP