São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro, que ainda espera o representante de Rondônia, terá início neste sábado com quatro campeões estaduais e dois sonhando com o bi nacional. O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes de mais esta competição do futebol brasileiro.
No ranking de público do Estadual, apenas os três primeiros colocados superaram a marca de mil pagantes
Leia a notícia completaO Grupo A01 é outro que contará com dois campeões. O Náutico fez história ao faturar seu primeiro título no Campeonato Roraimense. Mas terá que superar o Plácido de Castro, campeão acriano. O Plácido, aliás, também venceu o estadual pela primeira vez na história. Nacional-AM, Paragominas-PA e o representante de Rondônia completam o grupo.
O quinto campeão estadual é o Potiguar. Vencedor do Estadual do Rio Grande do Norte, o Time Macho aparece no Grupo A3 ao lado de Central-PE, Guarany-CE, Tiradentes-CE e Ypiranga-PE. Mas o favoritismo está mesmo é com dois clubes que já faturaram a Série D.
Em 2010, no segundo ano de competição, o Guarany não só subiu de divisão como ainda ficou com o título. O clube cearense brigará pela classificação no Grupo A3. O outro vencedor nacional integra o Grupo A6 ao lado de Aracruz-ES, Araxá-MG, Nova Iguaçu-RJ e Resende-RJ.
Trata-se do Tupi, campeão em 2011. No ano passado, porém, o clube mineiro acabou rebaixado na Série C. Além de Guarany e Tupi, São Raimundo-PA, sem calendário no segundo semestre, e Sampaio Corrêa - atual campeão e na Série C - são os outros vencedores da Série D, criada em 2009.
Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas-de-final. A partir das oitavas-de-final, os clubes disputarão vaga na fase seguinte pelo sistema de mata-mata. Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série C. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.