São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro já não tem mais representantes de todos os 26 estados e do Distrito Federal, mas mesmo assim a diversidade será grande na Segunda Fase. Encerrada a fase inicial, a última divisão nacional perdeu apenas clubes do Amapá, Rondônia e Mato Grosso - todos com dois clubes. Entre os estados que seguem na briga pelo acesso, São Paulo tem o maior número de representantes, três.
Altos foi o melhor clube da Primeira Fase e primeiro campeão da Série D segue na briga pelo acesso
Leia a notícia completaOs piauiense, aliás, merecem destaque. O estado passou com 100% à próxima fase. Sem falar que o Altos foi o responsável pela melhor campanha da Primeira Fase. O clube do interior anotou 16 pontos de 18 possíveis. Já Acre, Tocantins, Ceará, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraná, Roraima, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Espírito Santo, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul têm um clube cada.
Campeões e descensos!
Entre os 32 clubes classificados, quatro são campeões estaduais. O Atlético Acreano encerrou longo jejum no Acre, enquanto o Sete de Setembro fez história ao obter seu primeiro título no Mato Grosso do Sul. Há ainda os campeões experientes Moto Club no Maranhão e Campinense na Paraíba.
Em relação aos clubes rebaixados na Série C do ano passado, só Águia e Caxias continuam em busca do acesso. O clube paraense foi líder do Grupo A4, enquanto o Caxias ficou com a vice-liderança do Grupo A17. Icasa, lanterna no Grupo A5, e Madureira, último colocado no Grupo A15, foram eliminados e não têm mais chance de fazer o bate e volta.
Na Primeira Fase, os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados, avançaram de fase. Em seis oportunidades haverá reedição de confrontos da fase inicial. Só os Grupos A1 e A14 só classificaram o 1º colocado.
Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;
Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.
Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.
Confira os confrontos da próxima fase da Série D do Brasileirão:
Atlético Acreano-AC x Náutico-RR
Princesa do Solimões-AM x Palmas-TO
Altos-PI x América-PE
CSA-AL x Parnahyba-PI
Ceilândia-DF x Aparecidense-GO
Sete de Setembro-MS x Fluminense-BA
São Bento-SP x Brusque-SC
JMalucelli-PR x Espírito Santo-ES
São Raimundo-PA x Juazeirense-BA
Águia-PA x Moto Club-MA
Globo-RN x Campinense-PB
Uniclinic-CE x Itabaiana-SE
Volta Redonda-RJ x URT-MG
Caldense-MG x Anápolis-GO
Inter de Lages-SC x Caxias-RS
Ituano-SP x Linense-SP