São Paulo - Futebol deveria ser sinônimo de estádios cheios. Mas não é isso que acontece, mesmo no chamado país do futebol. Diversos aspectos estão relacionados as arquibancadas vazias. O fenômeno, já não raro mais, se repete em 2013. Dos 101 clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, 22 têm público total inferior a mil pagantes. O Genus realizou uma partida em casa, mas ainda não teve seu borderô divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). (Confira o ranking de público aqui!)
Note o Cuiabá como exemplo. O clube mato-grossense ocupa a vice-liderança do Grupo A na Série C com dez pontos - três a menos do que o líder Sampaio Corrêa -, mesmo assim amarga baixos públicos. O Cuiabá está na 87ª posição no ranking geral com público total de 605 pagantes. A média é de 303 torcedores, inferior a apresentada no Estadual (815). Sem falar que o Dourado é o atual campeão mato-grossense.
No ano passado, Timbu terminou a Série A na 12ª colocação - sua melhor posição no atual formato do Nacional
Leia a notícia completaAs Séries A, B, C e D do Nacional já arrastaram 1.606.074 pagantes aos estádios. A maioria é da elite com 1.005.390. As outras três divisões têm públicos modestos. Enquanto a Série B apresenta 334.108 torcedores, a Série C tem 164.952 e a Série D soma 101.624.
Os 22 clubes com médias públicos abaixo de mil pagantes estão anos luz dos líderes. Corinthians, Sport, Santa Cruz e Central são os responsáveis por 15,70% do público total das quatro principais divisões nacionais.
Para ter o ranking completo com os 101 clubes das Séries A, B, C e D, basta entrar no menu "rankings" e uma das divisões. Ao abrir a página, você agrupa as outras divisões do Brasileirão e terá os clubes separados por cor. É muito simples!