São Paulo - O Campeonato Brasileiro, com exceção da Série A, ganhou diversidade no quesito campeões desde a criação da Série D. De 2009 para cá, nenhum Estado venceu duas vezes as Séries B, C e D do Nacional. A elite do Brasileirão terá início em 26 de maio, um dia após a Série B. Enquanto isso, as Séries C e D colocarão a bola para rolar em 2 de junho.
Na primeira rodada de partidas, apenas Internacional e Ponte Preta eliminaram o jogo da volta
Leia a notícia completaA primeira edição da Série C com 20 clubes terminou com o América Mineiro no lugar mais alto do pódio. O potiguar ABC teve esse gostinho em 2010. Já os catarinenses do Joinville fizeram a festa em 2011. Assim como a Série B, a Região Sudeste domina o terceiro escalão da bola. O atual vencedor da competição é o paulista Oeste.
Mas na Série D os donos são os nordestinos. É verdade, porém, que o Norte teve a honra de faturar o título inaugural. O São Raimundo, defendendo as cores do Pará, conquistou o título, além do acesso. O Nordeste apareceu na foto em 2010, com o título do Guarany. A região voltaria a festejar o título do Sampaio Corrêa na temporada passada. Antes, em 2011, coube ao Tupi ficar com o título.
A diversidade dessas divisões, porém, não é vista no Brasileirão. Apenas cariocas e paulistas fizeram a festa de 2009 para cá. O Flamengo garantiu a taça em 2009. Atual campeão, o Fluminense já tinha dado a volta olímpica em 2010. Já o título de 2011 foi conquistado pelo Corinthians.
Confira os últimos campeões das Séries A, B, C e D:
2009
Série A: Flamengo-RJ
Série B: Vasco-RJ
Série C: América Mineiro-MG
Série D: São Raimundo-PA
2010
Série A: Fluminense-RJ
Série B: Coritiba-PR
Série C: ABC-RN
Série D: Guarany-CE
2011
Série A: Corinthians-SP
Série B: Portuguesa-SP
Série C: Joinville-SC
Série D: Tupi-MG
2012
Série A: Fluminense-RJ
Série B: Goiás-GO
Série C: Oeste-SP
Série D: Sampaio Corrêa-MA