São Paulo - A punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que os clubes joguem com portões fechados voltou com tudo na temporada 2014. As Séries B e C do Campeonato Brasileiro já contabilizam oito partidas sem público. Após a Copa do Mundo, o Guarani ainda terá que cumprir tal punição em três jogos e outros jogos, pelo atual cenário, também terão arquibancadas vazias.
Em ano de Copa do Mundo, os clubes têm sofrido com a falta de estádios. Muitos estão sob o domínio da FIFA, seja para jogos oficiais, ou para treinos das seleções. Como se não bastasse, a falta de controle para com seus "torcedores" complicou ainda mais a situação dos clubes na atual temporada.
O Vasco, por exemplo, atuou três vezes na Série B com os portões fechados. O clube carioca empatou com o América Mineiro (1 a 1) e venceu Atlético Goianiense (3 a 0) e Oeste (2 a 0). O Vasco foi punido por causa da briga generalizada entre seus torcedores e a torcida do Atlético Paranaense, em Joinville, no Brasileirão 2013.Além dos três jogos com portões fechados, o Vasco ainda atuará mais três confrontos como mandante a 100 km do Rio de Janeiro. Outro clube que pagou caro por causa da insensatez de parte de sua torcida foi o Santa Cruz. No duelo contra o Paraná, pela Série B, um torcedor do clube do Sul foi atingido por um vaso sanitário e morreu.
O Estádio do Arruda, em Recife, foi interditado pelo STJD. Como punição, o Santinha atuou com os portões fechados durante o empate, por 1 a 1, com o América Mineiro. Mas não foi apenas os clubes da Série B que estiveram na mira do STJD. Na Série C, o Paysandu também se deu mal por causa de alguns dos seus torcedores.
Mais penas!
Outra pisada de bola da entidade é a ausência do Ríver na tabela divulgada
Leia a notícia completaPor fim, ainda pela Série C, o Fortaleza foi punido e atuou com os portões fechados durante a vitória, por 2 a 1, sobre o Cuiabá. A punição foi decorrente dos incidentes no Castelão durante a Série C do ano passado.
Financeiramente, as punições com portões fechados atingem seus objetivos. Mas as penas estão longe de colocarem ordem nas arquibancadas ou de alterarem a postura dos dirigentes. Já em campo, nestes oito jogos analisados pelo Sr. Goool, não houve prejuízo. Foram cinco vitórias dos mandantes e três empates.