São Paulo - Atual campeão, o Sevilla poderá encerrar jejum de oito anos e fazer histórias na UEFA Europa League. O clube espanhol poderá se tornar o primeiro a conquistar duas vezes o genuíno bicampeonato do segundo torneio mais importante da Europa. A façanha não é tão simples pelo fato de que, nem sempre, o atual campeão tem lugar garantido na UEFA Europa League.
O Sevilla, por sinal, foi o último clube a conquistar o bicampeonato. Na temporada 2005/2006, o representante da Espanha deu a volta olímpica ao golear o Middlesbrough, da Inglaterra, por 4 a 0. Não satisfeito, o Sevilla voltou a conquistar o torneio europeu na temporada seguinte, em 2006/2007, diante do rival Espanyol.Na edição 2013/2014, o Sevilla abocanhou o título da UEFA Europa League em cima do Benfica, de Portugal. Agora, o clube espanhol tentará passar pelo Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, na Segunda Fase. O duelo de ida será em Sevilla, em 19 de fevereiro. O classificado deste duelo estará garantido nas oitavas de final.
Além do Sevilla, só mais um clube conseguiu dois títulos consecutivos na UEFA Europa League. Maior campeão da UEFA Champions League, o Real Madrid também faz história no segundo torneio europeu. O clube merengue foi campeão, em 1984/1985, diante do Videoton Fehérvár, da Hungria. Em 1985/1986, o Real Madrid superou o Köln, da Alemanha, para ficar com o bicampeonato.Campeões!
Milan foi o último clube a conquistar o genuíno bicampeonato no torneio mais importante da Europa
Leia a notícia completaA lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 14 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.