Rio de Janeiro - O Flamengo fez o que poucos campeões conseguiram em uma final de Copa do Brasil. Apenas seis vezes, em 21 edições, o vencedor saiu de campo com triunfo por dois gols de diferença no segundo jogo da decisão. Na noite desta quarta-feira, o Mengo conquistou seu terceiro título no torneio nacional ao meter 2 a 0 no Atlético Paranaense, em um Maracanã abarrotado de rubro-negros.
O primeiro clube a ganhar o título por dois gols de diferença foi o Palmeiras, do "retranqueiro" Luiz Felipe Scolari. Em 1998, o Verdão fez 2 a 0 no Cruzeiro. O mesmo aconteceu no título do Santo André sobre este mesmo Flamengo, em 2004. O Sport, em 2008, também despachou o Corinthians com tal resultado. Grêmio, em 2001, e Cruzeiro - novamente em cima do Rubro-negro carioca -, em 2003, foram campeões com 3 a 1 na final.
O Flamengo, com o título da Copa do Brasil, ainda encerrou um jejum de dois anos sem conquistas. O último título rubro-negro havia sido comemorado 2011. Na oportunidade, o Mengão foi campeão invicto do Campeonato Carioca. Já nacionalmente, o último título do Fla tinha sido o Brasileirão de 2009.A volta olímpica do Flamengo também serviu para reafirmar a supremacia de cariocas e paulistas na Copa do Brasil. Nos últimos cinco anos foram três títulos de São Paulo (Corinthians, Santos e Palmeiras) e dois do Rio de Janeiro (Vasco e Flamengo).
Maiores mudanças na competição seriam com o Paraná e, principalmente, com o ABC
Leia a notícia completaTítulos!
Cariocas e paulistas podem dominar as finais da Copa do Brasil, mas os maiores vencedores são de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. O Corinthians soma três conquistas, assim como o Flamengo. Jáo Palmeiras tem duas. A lista com um título conta com Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma.