São Paulo - A Primeira Fase da Série D do Campeonato Brasileiro será encerrada neste domingo. Com dez clubes já classificados, restam apenas seis vagas e 15 clubes na disputa. Através do Simulador da competição, o Sr. Goool projetou os cenários e traz o que é necessário para cada um desses clubes passar de fase.
Catarinenses e paranaenses têm apenas dois empates diante de seus torcedores
Leia a notícia completaOs duelos do primeiro mata-mata serão entre: 1º do Grupo A1 x 2º do Grupo A2; 1º do Grupo A2 x 2º do Grupo A1; 1º do Grupo A3 x 2º do Grupo A4; 1º do Grupo A4x 2º do Grupo A3; 1º do Grupo A5 x 2º do Grupo A6; 1º Grupo A6 x 2º do Grupo A5; 1º do Grupo A7 x 2º do Grupo A8; 1º do Grupo A8 x 2º do Grupo A7.
Grupo A2
Com o Gurupi classificado, Salgueiro e Parnahyba disputam a segunda vaga no Grupo A2. Os rivais ficarão frente a frente, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. A vantagem é do Salgueiro. O clube pernambucano está na vice-liderança com 12 pontos e só precisa de um empate. Já o Parnahyba conta com o apoio do seu torcedor para vencer e se classificar. Só a vitória colocará o time do Piauí no mata-mata.
Grupo A3
A disputa no Grupo A3 envolverá Central, Ypiranga e Guarany. O Central, hoje, leva vantagem por estar na vice-liderança com dez pontos e saldo positivo de dois gols. O problema é que o clube pernambucano enfrentará o líder, invicto e classificado Tiradentes. O duelo acontecerá no domingo, às 16 horas, no Estádio Lacerdão, em Caruaru.
A vitória garantirá o Central na próxima fase, desde que o clube mantenha a vantagem de gols sobre o Ypiranga. Em caso de empate, o clube pernambucano terá que torcer por uma igualdade no embate entre Guarany e Ypiranga. O Ypiranga soma dez pontos, no 3º lugar, mas tem saldo negativo de um gol. Já o Guarany aparece com nove pontos na 4ª colocação.
Os dois clubes, que se enfrentarão no domingo, às 16 horas, no Estádio do Junco, em Sobral, precisam vencer e torcer por um tropeço do Central. Para os donos da casa, só a vitória interessa. O Ypiranga, por sua vez, pode se classificar com empate, desde que o Central seja derrotado.
Grupo A4
Com o Botafogo de camarote e classificado, Sergipe e Vitória da Conquista se enfrentarão pela segunda vaga no Grupo A4. O Sergipe é vice-líder com 13 pontos e necessita apenas de um empate. Ao Vitória da Conquista, que atuará ao lado do seu torcedor, só o triunfo interessa, neste domingo, às 16 horas. O clube baiano ocupa a 3ª colocação com 11 pontos.
Grupo A7
O Grupo A7 é uma grande incógnita e dá possibilidade de classificação a quatro clubes. A grande vantagem é do líder Juventude que soma 12 pontos. O clube de Caxias do Sul receberá no Estádio Alfredo Jaconni, neste domingo, às 15 horas, o Penapolense - 4º colocado com nove pontos. Para o time do Sul basta um empate. Mas a situação do CAP também não é nada complicada. O clube paulista só precisa da vitória.
O outro confronto direto entre Santo André e Marcílio Dias está ainda mais embolado. Os rivais têm a mesma campanha em relação a pontos (11), vitórias (3) e saldo de gols (2). A vaga poderá ser definida no 5º ou no 6º critérios (menor número de cartões vermelhos e amarelos). O vencedor do duelo no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, estará classificado.
Grupo A8
Se no Grupo A7 são quatro clubes para duas vagas, no Grupo A8 serão quatro clubes para apenas uma vaga. O Londrina, líder com 13 pontos, já carimbou o passaporte. Vice-líder com dez pontos, o Metropolitano receberá o Botafogo -3º colocado com nove pontos -, neste domingo, às 16 horas, no Monumental do Sesi, em Blumenau.
A vitória classificará o Metro. Já o Botafogo terá que triunfar e manter a vantagem de gols sobre o JMalucelli. O clube paranaense ocupa a 4ª colocação com nove pontos e um gol de saldo a menos do que o Bota (2 a 1). O JMalucelli pegará o lanterna Lajeadense no ECO Estádio, em Curitiba.
Apesar de ocupar a última colocação com oito pontos, o Lajeadense tem chances de classificação. O clube do Rio Grande do Sul precisa vencer o JMalucelli, torcer por um empate entre Metropolitano e Botafogo e ainda tirar a vantagem de gols do Metro. Hoje o saldo do Metropolitano é de dois tentos positivos, contra cinco negativos do Lajeadense.