São Paulo - As Seleções do Peru e do Panamá são as únicas, entre as oito participantes no Pan-americano de Lima, que jamais ganharam uma medalha em Jogos no futebol masculino. O anfitrião terá uma pedreira logo na estreia. Os peruanos vão encarar o Uruguai, atual campeão, nesta segunda-feira, às 22h30 (horário de Brasília), no Estádio San Marcos, na capital. No mesmo dia e local, mas ao meio-dia, o Panamá irá encarar o México.
Os mexicanos, aliás, estão entre as quatro seleções do Pan de Lima com medalha de ouro. Os mexicanos acumulam quatro títulos, sendo o último em 2011. A Argentina, enquanto isso, é a maior vencedora com seis ouros. O último foi ganho em 2003. Os hermanos estrearão ante o Equador, mais um medalhista de ouro.
A Seleção Equatoriana festejou em 2007. Já o Uruguai, além do ouro de 2015, tem a conquista de 1983. Brasil e EUA, que não jogarão o Pan de Lima, são os outros países com ouro. O futebol masculino em Jogos acumula 16 países com alguma das três medalhas.
A Argentina, no entanto, foi a primeira anfitriã a se dar bem. Logo em 1951, na estreia do futebol no Pan-Americano, os hermanos garantiram o ouro em Buenos Aires. Em 1995, em Mar del Plata, a Argentina repetiria a dose. Já em 1963 foi a vez do Brasil fazer valer a sede e deu a volta olímpica em São Paulo.
É ouro!Brasil e EUA serão as exceções na edição 2019 que começará nesta segunda-feira com quatro jogos
Leia a notícia completaRegulamento:
O Pan-Americano 2019 será realizado no Peru. As oito seleções foram divididas em dois grupos com quatro países cada. Dentro dos próprios grupos, as seleções se enfrentarão em jogos apenas de ida. As duas melhores seleções de cada grupo se classificarão para o mata-mata.
Nas semifinais, a 1ª colocada do Grupo A enfrentará a 2ª colocada do Grupo B. Na outra chave, a líder do Grupo B pegará a vice-líder do Grupo A. Os perdedores disputarão o 3º lugar, enquanto os vencedores das semifinais decidirão o título do Pan 2019.