São Paulo - América Mineiro, ASA, Portuguesa, Tupi, Palmeiras, Coritiba, Chapecoense, Criciúma, Salgueiro e América de Natal foram os únicos clubes que eliminaram o jogo de volta na Primeira Fase da Copa do Brasil. Esta parte do torneio nacional conta com 40 partidas. Apesar do número baixo, o desempenho dos clubes está na média se comparada com o início do novo formato em 2013.
Na primeira edição da Copa do Brasil com 86 clubes, por exemplo, a fase inicial teve 29 jogos de volta. Naquela oportunidade, 11 clubes visitantes se classificaram já na primeira partida ao vencerem por dois ou mais gols de diferença. A pior situação, por outro lado, aconteceu na temporada passada.Em 2014, só nove clubes se classificaram na primeira partida. O embate de volta, porém, precisou acontecer em 31 oportunidades dos 40 confrontos da Primeira Fase. Este ano, além dos dez classificados na primeira partida, outros 12 clubes passaram de fase no jogo de volta.
Força da torcida é a arma do JEC para encerrar jejum de títulos no Estadual e reverter a situação na Copa do Brasil
Leia a notícia completaO mando de campo, na primeira e na segunda fase, é acordo ao posicionamento dos clubes no ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Para as demais fases, os mandos de campo serão determinados por meio de sorteio. Neste ano, o gol fora de casa na final da Copa do Brasil não fará diferença. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.
Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Fluminense - melhor colocado no Brasileirão abaixo dos clubes da Libertadores.