Santa Catarina - Chapecoense e Atlético Nacional, enfim, ficaram frente a frente em uma decisão sul-americana. O duelo de ida pela Recopa Sul-americana foi movimentado e teve vitória dos brasileiros, por 2 a 1, na Arena Condá, em Chapecó, que recebeu quase 20 mil torcedores. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, a Chape - não só pelo resultado - ficou com uma mão na taça. Afinal, em apenas duas oportunidades, o vencedor do primeiro embate não ficou com o título. O duelo de volta será em Medellín, em 10 de maio.
Estas duas viradas foram do Internacional após título na Libertadores. Em 2006, o Colorado perdeu para o Pachuca, por 2 a 1, no México, mas garantiu o título com os 4 a 0 no Beira-Rio. Já em 2011 a virada foi em cima do Independiente. O clube argentino triunfou em casa (2 a 1), mas amargou o vice-campeonato com a derrota em Porto Alegre, por 3 a 1.
Nas outras dez oportunidades em que houve um vencedor no duelo de ida, este clube fez valer a vantagem para dar a volta olímpica. Exemplos brasileiros não faltam ao Verdão do Oeste. O Cruzeiro, em 1998, bateu o River Plate em casa e fora. O Corinthians também foi campeão com duas vitórias e em cima do rival São Paulo, em 2013. O Atlético Mineiro, por sua vez, despachou o Lanús com dois triunfos em 2014.
Os brasileiros são os recordistas de conquistas na Recopa Sul-americana, dez ao todo. A Chape quer entrar para a lista de sete campeões brasileiros no torneio. O Atlético Nacional, por sua vez, tentará o primeiro título da Colômbia. O clube de Medellín já disputou a Recopa e amargou o vice-campeonato, em 1990, contra o Boca Juniors. A Colômbia tem três vices. O Once Caldas, em 2005, também perdeu para o Boca. O tropeço do Santa Fe, por sua vez, na temporada passada foi ante o River Plate.
Campeões!História!
Sequência positiva na Premier League coincide com a saída do técnico Claudio Ranieri
Leia a notícia completaDesde a criação da Copa Sul-americana, em 2002, houve 14 confrontos entre os campeões da América do Sul. Os vencedores da Libertadores conquistaram nove vezes a Recopa, contra cinco dos campeões da Copa Sul-americana. A vantagem da Libertadores também é vista se for levado em conta todos os duelos da Recopa.
Entre 1989 e 1998, a CONMEBOL tinha a Supercopa. Juntando os campeões da Supercopa e da Copa Sul-americana são 24 edições da Recopa, com 16 vitórias dos campeões da Libertadores e oito dos outros dois torneios.