São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manteve o contestado regulamento no Brasileirão Feminino em que um clube pode fazer apenas quatro jogos no torneio. Como consequência, a entidade viu a baixa adesão de clubes das Séries A, B, C e D no Campeonato Brasileiro de futebol feminino em 2015. Dos 100 clubes das quatro principais divisões da categoria masculina, apenas seis terão representantes no Nacional das mulheres, segundo levantamento do Sr. Goool.
Ferroviária é a atual campeã da categoria, enquanto Centro Olímpico venceu a primeira edição do Nacional
Leia a notícia completaA Lusa ganha a companhia do Botafogo. O clube paraibano não disputou o Nacional de 2014. Por fim, o Brasileirão Feminino contará - mais uma vez - com a presença das mulheres do Duque de Caxias. O clube fluminense é o único representante da Série D que marca presença entre as mulheres.
Baseado no quesito de clubes das Séries A, B, C e D, o Grupo 2 pode ser considerado o Grupo da Morte. Afinal, conta com Flamengo, Portuguesa e Duque de Caxias. Aliás, o Grupo 2 está realmente forte com as presenças de Centro Olímpico e Kindermann. No Grupo 1, o Santos terá que pegar a Ferroviária. O América Mineiro, por sua vez, terá pela frente o São José no Grupo 3. Já o Botafogo está no Grupo 4.
Em um futuro próximo, porém, é possível que este panorama - o de baixa adesão dos clubes das Séries A, B, C e D na categoria feminina - seja alterado. Aprovada no Senado, a MP do Futebol - medida provisória que trata do refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol com o Governo Federal - exige, entre outras coisas, que os clubes invistam no desenvolvimento do futebol feminino. É um começo!
Regulamento:Confira os clubes das Séries A, B, C e D que terão times no Brasileirão Feminino:
Série A
Flamengo e Santos
Série B
América Mineiro
Série C
Botafogo e Portuguesa
Série D
Duque de Caxias