São Paulo - O Sr. Goool aproveitou a semana de estreia da 18ª edição da CONMEBOL Sul-americana para liberar todos os dados, assim como fez com a Copa do Brasil. O torcedor internauta tem à disposição tabelas, resultados, estatísticas, regulamentos e os históricos dos campeões. Basta mudar o select do ano e escolher a edição desejada para consultar todas as informações.
Apesar da Sul-americana ter começado em 2002, os clubes brasileiros passaram a competir apenas em 2003. Na época, os brasucas alegaram falta de datas. Neste período, além dos sul-americanos, também participaram do torneio clubes mexicanos e até mesmo dos EUA. Não por acaso, em 2006, o Pachuca, do México, se sagrou campeão ao superar o Colo-Colo.O Boca Juniors, enquanto isso, é o único genuíno bicampeão da Sul-americana. Os argentinos venceram em 2004 e 2005. Além do Boca, só o Independiente tem mais de um título no torneio. As conquistas do Rojo, no entanto, foram espaçadas em 2010 e 2017. Já a edição de 2016 foi ganha pela Chapecoense, mas não teve final. Naquela oportunidade, o Atlético Nacional abriu mão do título por conta da tragédia aérea com a delegação catarinense.
A Sul-americana começou com apenas 21 clubes, hoje são 44 na Primeira Fase e mais dez clubes vindos da Libertadores na Segunda Fase. Se antes o campeão podia disputar apenas a Recopa Sul-americana ante o vencedor da Libertadores, a partir de 2007 também passou a ter vaga na Copa Suruga contra o campeão japonês.
Com vaga para Libertadores, torneio nacional chega a sua 31ª edição em 2019
Leia a notícia completaEm relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com oito conquistas. O Brasil soma quatro títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia.