São Paulo - Os Campeonatos Estaduais 2015 já conhecem todos os clubes rebaixados. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, 52 clubes amargaram o descenso na atual temporada. Todos tiveram suas histórias contadas pelo Sr. Goool ao longo dos primeiros meses do ano. Entre os 27 Estaduais, apenas Amapaense, Rondoniense e Roraimense não têm rebaixamento.
O Campeonato Paraense extinguiu a primeira fase que começava sempre no ano anterior. Desta forma, os seis clubes - Águia, Bragantino, Izabelense, São Raimundo, Tuna Luso e Vênus - que não passaram para a fase principal terão que disputar a 2ª divisão do Estadual. Por conta disso, o Pará teve o maior número de degolas, superando o Campeonato Paulista.Chapecoense, Botafogo e Guarani - em seis rodadas - somaram 16 pontos, dois a menos do que o Timão
Leia a notícia completaEm Alagoas, o Sport desistiu do Estadual, mas ainda assim foi rebaixado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF). Em campo, o CEO amargou o descenso. Caso parecido aconteceu no Campeonato Brasiliense. O Samambaia também não disputou o torneio, mas acabou degolado. Dentro das quatro linhas, o descenso foi do Atlético Ceilandense.
Por outro lado, três Estaduais foram camaradas e deixaram apenas uma vaga para o rebaixamento. O Náuas foi o último clube a ser degolado no futebol brasileiro. O Náuas caiu no Campeonato Acreano. No Estadual do Piauí, a queda foi do 4 de Julho. Já o Força e Luz desceu no Campeonato Potiguar.
Entre os 52 clubes rebaixados nos Estaduais, cinco disputarão as Séries A, B, C ou D do Brasileirão. O Serrano foi degolado no Baianão. O clube não disputaria a Série D, mas com a desistência do Jacuipense ficou com a vaga do rival na última divisão nacional.
Se a Série D perdeu um clube, a Série C viu a queda de três representantes. O Caxias caiu no Gauchão pela primeira vez em sua história. Já a Portuguesa voltou a ser degolada no Paulistão, enquanto o Águia desceu no Paraense. Por fim, o Bragantino - um dos representantes paulistas na Série B - desceu para a Série A2.
Confira todos os clubes rebaixados nos Campeonatos Estaduais:Acre - Náuas
Alagoas - CEO e Sport
Amazonas - Operário e Rio Negro
Bahia - Catuense e Serrano
Ceará - Horizonte e São Benedito
Distrito Federal - Atlético Ceilandense e Samambaia
Espírito Santo - Castelo e Vitória
Goiás - Caldas Novas e Grêmio Anápolis
Maranhão - Balsas e Expressinho
Mato Grosso - Cacerense e Sinop
Mato Grosso do Sul - CENE e Ubiratan
Minas Gerais - Democrata e Mamoré
Pará - Águia, Bragantino, Izabelense, São Raimundo, Tuna Luso e Vênus
Paraíba - Lucena e Miramar
Paraná - Nacional e Prudentópolis
Pernambuco - Vera Cruz e Ypiranga
Piauí - 4 de Julho
Rio de Janeiro - Barra Mansa e Nova Iguaçu
Rio Grande do Norte - Força e Luz
Rio Grande do Sul - Avenida, Caxias e União Frederiquense
Santa Catarina - Guarani e Marcílio Dias
São Paulo - Bragantino, Marília, Penapolense e Portuguesa
Sergipe - Boquinhense e Coritiba
Tocantins - Guaraí e Tocantins EC