São Paulo - A inchada edição 2016 da Série D do Campeonato Brasileiro terá início em 12 de junho com 68 clubes, 28 a mais do que as últimas edições. A Primeira Fase, com jogos de ida e volta pelos 17 grupos, será disputada até 17 de julho. A final da última divisão nacional está marcada para 2 de outubro. O Sr. Goool, neste domingo, traz a tabela completa e o simulador de jogos da Série D. (Clique na imagem abaixo e simule todos os jogos da fase de grupos!)
Entre os 68 representantes de todos os 26 estados e do Distrito Federal, quatro conquistaram o título estadual em 2016. A Desportiva Ferroviária ficou com o título no Capixabão. Enquanto isso, o Luziânia voltou a dar a volta olímpica no Candangão. Maio vencedor do Sergipano, o Sergipe fez a festa na semana passada. Já o Sete de Setembro fez história ao garantir seu primeiro título no Mato Grosso do Sul.Águia, Icasa, Madureira e Caxias, por outro lado, jogarão a Série D após o rebaixamento na Série C do ano passado. Em sete edições da Série D houve sete campeões diferentes. O paraense São Raimundo puxou a fila em 2009 e foi acompanhado por Guarany-CE (2010), Tupi-MG (2011), Sampaio Corrêa-MA (2012), Botafogo-PB (2013), Tombense-MG (2014) e Botafogo-SP (2015).
Dos vencedores da divisão, apenas o São Raimundo disputará a edição 2016. O cearense Guarany não se classificou à Série D, enquanto Tupi e Sampaio Corrêa já estão na Série B e os Botafogos, paraibano e paulista, além do Tombense estarão na Série C.
A Série D 2016 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.
Entidade fala de "modelo de sucesso" e "estudo interno", mas realidade é bem diferenteSegunda-feira europeia tem queda de público; CBF impôs novo horário no Brasileirão
Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;
Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.
Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.