Rio de Janeiro - Atlético Mineiro e Botafogo poderão fazer o primeiro confronto brasileiro na CONMEBOL Sul-americana em 2019. Os rivais alvinegros ficaram lado a lado no chaveamento e poderão medir forças já nas oitavas de final. Vindo da Libertadores - terminou em 3º lugar em seu grupo - o Galo terá pela frente o chileno Unión La Calera, podendo decidir em casa.
O Botafogo também jogará a segunda ao lado do seu torcedor. O Fogão enfrentará o paraguaio Sol de América. Os outros brasucas estão do lado oposto da chave e poderão se enfrentar apenas nas quartas de final. O Fluminense terá uma parada dura pela frente. O adversário será o Atlético Nacional. O vencedor deste confronto pegará outro grande clube: Deportivo Cáli ou Peñarol.O Corinthians, por sua vez, desafiará o venezuelano CD Lara. Em caso de sucesso, o Timão seguirá na Sul-americana podendo pegar Montevideo Wanderers ou Cerro. Este é o único confronto entre clubes do mesmo país. Ambos são do Uruguai. Uruguaios e colombianos, por sinal, são maioria na Segunda Fase da Sul-americana.
Os dois países contam com cinco representantes cada, um a mais do que Brasil e Chile. Argentina, Venezuela e Equador terão três participantes cada. Paraguai e Peru, por sua vez, registram dois clubes cada. Já a Bolívia terá um clube apenas.
Desde 2017, dez clubes vindos da Libertadores entram na Segunda Fase da Sul-americana
Leia a notícia completaEm relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com oito conquistas. O Brasil soma quatro títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia.