São Paulo - O início das seleções sul-americanas, até aqui, tem sido animador na Copa do Mundo. Brasil, Chile e Colômbia já venceram. O Uruguai, por sua vez, foi surpreendido pela Costa Rica. Já Argentina e Equador jogarão neste domingo. Mas quem conhece a história da Copa não se surpreende com o desempenho destas seleções em um Mundial na América do Sul. Até aqui, em todas as Copas no subcontinente as seleções locais foram campeãs.
A primeira Copa do Mundo, em 1930, foi disputada no Uruguai e a seleção da casa garantiu o título diante de outra seleção sul-americana, a Argentina. Em 1950, o Brasil - então dono da casa - perdeu para a Seleção Uruguaia. O Brasil, por sua vez, se recuperou em 1962 e faturou o título mundial no Chile. A decisão foi contra a Tchecoslováquia.Assim como o Uruguai, a Argentina fez o dever de casa em 1978. Naquela Copa do Mundo, os hermanos garantiram o título em cima da Holanda. Desde então a Copa rodou pela Europa, América Central, Ásia e África até retornar à América do Sul. E a tarefa das seleções dos outros continentes não será nada fácil.
Em 19 edições, apenas Brasil e Espanha venceram o Mundial em outro continente. Maior vencedora da Copa, a Seleção Brasileira abocanhou títulos na Europa e na Ásia, além de conquistas na América do Sul e Central. A Espanha, por sua vez, ficou com o título na África.Campeões!
Ainda assim, Argentina tentará encerrar jejum de 28 anos sem título em Copas do Mundo
Leia a notícia completaTodos!
A Copa do Mundo terá, pela 9ª vez, todos os campeões mundiais em uma mesma edição. Em 2014, o Brasil - maior vencedor do torneio - receberá, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha. Essas oito seleções, ao menos uma vez, já venceram a Copa do Mundo.