São Paulo - Após mais de dois meses de paralisação, o retorno da Premier League está cada vez mais próximo, seguindo o exemplo de outras ligas europeias, como a alemã. Segundo o jornal The Independent, a data de retorno será no dia 17 de junho, com duas partidas: Manchester City x Arsenal e Aston Villa x Sheffiled.
Com nove rodadas restantes para o término, ainda há muito em disputa na competição. Porém, não dá para dizer que a luta pelo título está aberta. Isso porque o Liverpool tem 25 pontos de vantagem para o segundo colocado, o Manchester City, e está com a mão na taça.
Mas isso não quer dizer que essas nove rodadas serão apenas para cumprimento de tabela. Outros times ainda têm ambições na competição.
Briga pelas ligas europeias!
O único time garantido na próxima Champions League é o próprio Liverpool. Leicester (3º colocado, com 53 pontos) e Chelsea (4º colocado, com 48) parecem estar com a classificação bastante encaminhada.
A princípio, o Manchester City está excluído da próxima Champions League por violar o fair play financeiro, o que abre uma vaga e anima até clubes menores como Wolverhampton e Sheffield United (6º e 7º colocados, com 43 pontos). Porém, quem aparece com mais chances é o Manchester United, que está em quinto lugar (45 pontos). Se o campeonato acabasse hoje, os Red Devils estariam classificados.
Os gigantes Tottenham (8º, com 41 pontos) e Arsenal (9º, com 40) ainda têm chances de ir à Liga dos Campeões, ainda que remotas. Porém, caso não consigam, o prêmio de consolo será a classificação para a Liga Europa. No entanto, os clubes ainda estão atrás de Wolves e Sheffield e precisam somar pontos nessa reta final.
Burnley e Crystal Palace, que aparecem respectivamente em 10º e 11º, têm apenas um ponto a menos que o Arsenal e também podem sonhar com uma vaga na Liga Europa, embora a chance seja pequena.
Luta contra o rebaixamento!
No momento, os outros dois rebaixados seriam o Aston Villa (19º colocado, com 25 pontos) e Bournemouth (18º colocado, com 27). Porém, a distância para Watford, West Ham e Brighton & Hove Albion é mínima. O Villa tem um jogo a menos, o que deve tornar a disputa ainda mais acirrada contra a degola.
Newcastle, Everton e Southampton são os times que compõem o meio de tabela e não têm muitas pretensões na competição. Afinal, estão distantes tanto da zona do rebaixamento quanto da zona de classificação para as ligas europeias.
Artilharia!
No entanto, ele é seguido de perto por concorrentes de peso. O segundo da fila é Pierre-Emerick Aubameyang, do Arsenal, que tem 17 gols. O gabonês tenta repetir o feito da temporada 2018/2019, quando dividiu a artilharia da Premer League com Mohamed Salah e Sadio Mané.
Por falar em Salah, o egípcio do Liverpool também está na caça à artilharia, com 16 tentos anotados. Ele tem o mesmo número de gols do argentino Sergio Agüero, do City. Daniel Wings, do Southampton, tem 15 gols e é outro que corre por fora nessa briga.
Com tanta disputa pela frente, vale a pena ficar de olho na Premier League a partir do dia 17 de junho.