Bahia - Todos os 16 clubes da fase de grupos da Copa do Nordeste terão divisão no Campeonato Brasileiro de 2022. A Série B será recordista com seis integrantes. Entre eles está o atual campeão Bahia, rebaixado no Brasileirão. O Esquadrão começará sua caminhada no torneio regional, em Salvador, diante do Sampaio Corrêa.
O Sport também ajudou a engrossar a lista de nordestinos na Série B ao cair de divisão. A dupla se juntou aos alagoanos CRB e CSA, que brigaram pelo acesso nesta temporada, além de Náutico e Sampaio Corrêa. Com a queda de baianos e pernambucanos, só dois clubes da região ficaram na Série A.Os cearenses Ceará e Fortaleza serão a força do Nordeste na elite. O clássico entre alvinegros e tricolores acontecerá na 3ª rodada com mando de campo do Leão do Pici. Na Série C, o Campinense, vice-campeão da Série D, se juntou ao rival Botafogo, além de Alto e Floresta.
Quatro clubes da Copa do Nordeste também marcarão presença na Série D. São eles: Atlético de Alagoinhas, Globo, Sergipe e Sousa. O Sousa, assim como Botafogo, CRB e Floresta chegaram à Fase de Grupos do Nordestão após se classificarem na Terceira Fase. A Fase de Grupos começará na semana de 23 de janeiro.
Novidades para 2021 são São Bernardo do Campo e Diadema com São Bernardo e Água Santa, respectivamente
Leia a notícia completaNo mata-mata, as quartas de final e semifinal serão em partida única. Em caso de igualdade de pontos, a decisão serão nos pênaltis. Na final a disputa será de ida e volta. Em caso de empate no saldo de gols, pênaltis.
O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada na Terceira Fase da Copa do Brasil.
Confira os clubes da Copa do Nordeste separados por divisões do Brasileirão:
Série A - Ceará e Fortaleza;
Série B - Bahia, CRB, CSA, Náutico, Sampaio Corrêa e Sport;
Série C - Altos, Botafogo, Campinense e Floresta;
Série D - Atlético de Alagoinhas, Globo, Sergipe e Sousa.