Minas Gerais - Fundado em 7 de setembro de 1914, o Tombense se emancipou nacionalmente, neste domingo, ao conquistar o inédito título da Série D do Campeonato Brasileiro. Se em 1822, Dom Pedro I bradou "Independência ou Morte!", em 2014, jogadores, torcedores, comissão técnica e dirigentes gritaram "é campeão". Mas conquistar a independência não foi nada fácil. Após empatar novamente com o Brasil, por 0 a 0, o Tombense garantiu o título apenas nos pênaltis (4 a 2), no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé.
Com aproveitamento de 100%, paulistas abocanharam o terceiro título no torneio sul-americano
Leia a notícia completaO acesso do Tombense prova - mais uma vez - a boa fase que vive Minas Gerais no futebol brasileiro. Os mineiros Atlético e Cruzeiro estão na final da Copa do Brasil. A Raposa ainda é a atual campeã brasileira e está a um passo do bi. Sem falar que os últimos títulos brasileiros na Libertadores e na Recopa foram conquistados pelo Galo.
A inédita conquista da Série D pelo Carcará teve nove vitórias (sete em casa e duas fora), cinco empates (um como mandante e quatro como visitante) e apenas duas derrotas longe da torcida. Aproveitamento de 66,7%. O Tombense fez 23 gols e sofreu dez. Antes do Tombense, São Raimundo-PA (2009), Guarany-CE (2010), Tupi-MG (2011), Sampaio Corrêa-MA (2012) e Botafogo-PB (2013) também já foram campeões da última divisão nacional.
Após se classificar na liderança do Grupo A6, que tinha CEOV-MT, Luziânia-GO, Goianésia-GO e Grêmio Barueri-SP, o Tombense passou pelo Metropolitano-SC nas oitavas de final, conquistou o acesso diante do Moto Club-MA, eliminou o Confiança-SE na semifinal e foi campeão em cima do Brasil-RS.
A Série D 2014 foi encerrada com 200 jogos - 93 vitórias dos mandantes, 51 triunfos dos visitantes e 56 empates. Ainda aconteceram 515 gols, sendo 302 dos donos da casa e 213 dos visitantes. Média de 2,58 tentos por partida.