Minas Gerais - "Vamos subir, Coelhoooo"! Sim! Ainda faltam nove rodadas e 27 pontos em disputa, mas a torcida do América Mineiro já começa a sonhar com o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. O grito que abre essa matéria foi ouvido durante a vitória, por 2 a 1, sobre o ameaçado Luverdense no último sábado, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 29ª rodada. O Coelho abriu sete pontos de vantagem para o 5º colocado e se mantiver esse ritmo igualará os recordistas de acessos nos pontos corridos.
O América Mineiro chegou aos 54 pontos, três a menos do que o Internacional e sete a mais do que o Vila Nova, primeiro clube fora da zona do acesso. São 15 vitórias (nove em casa e seis fora), nove empates (quatro como mandante e cinco como visitante) e cinco derrotas (duas ao lado da torcida e três fora), além de 36 gols a favor e 21 tomados. Aproveitamento de 62,1%.Tal desempenho supera as duas campanhas em que os mineiros subiram para a Série A. Em 2010, o América tinha 52 pontos em 29 jogos. Já em 2015, a pontuação era ainda mais baixa. Na 29ª rodada, o Coelho anotou 48 pontos. O América já subiu duas vezes para a elite nacional desde 2006, ano em que foi implantado os pontos corridos. O clube de BH só está atrás dos quatro recordistas.
Só alagoanos, piauienses e sergipanos jamais foram campeões nacionais entre os nove estados do Nordeste
Leia a notícia completaAssim como o América Mineiro, Náutico, Coritiba, Portuguesa, Atlético Goianiense, Bahia, Figueirense e Ponte Preta também acumulam dois acessos. Desses clubes, Timbu e Figueira lutam contra o descenso na Série B, Coxa, Dragão, Bahia e Macaca tentam não cair na Série A, enquanto a Lusa já não tem mais divisão nacional.
Vindo de duas vitórias seguidas, o América voltará a campo na terça-feira, às 20h30, para enfrentar o Brasil no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, pela 30ª rodada da Série B.