São Paulo - Nove dos 16 clubes garantidos nas oitavas de final da UEFA Champions League já tiveram o prazer de levantar a "orelhuda". E estes vencedores acumulam nada menos do que 40 títulos. Dos oito confrontos, apenas um não terá campeões em campo. Duas partidas, por outro lado, terão embates de troféus.
Destaque para o enfrentamento entre Ajax e Real Madrid. Os holandeses acumulam quatro títulos, enquanto os merengues são os maiores vencedores com 13 voltas olímpicas e os atuais tricampeões da UCL. Só neste confronto serão 17 "orelhudas" em campo. Atual vice-campeão, o Liverpool também fará um embate de campeões com o Bayern de Munique. Ingleses e alemães somam cinco títulos cada.A atual fase do mata-mata, por sinal, terá dois outros duelos entre clubes da Inglaterra e da Alemanha. O Borussia Dortmund, campeão uma vez, enfrentará o Tottenham. Já o Schalke 04 pegará o Manchester City. Este é o único confronto sem campeões nas oitavas. Além de Schalke e City, Atlético de Madrid, Lyon, PSG, Roma e Tottenham ainda buscam a primeira conquista na UCL.
O Atleti reencontrará Cristiano Ronaldo, agora, na Juventus. A Velha Senhora ostenta duas estrelas. O desafio do Lyon, por sua vez, será contra o Barcelona, dono de cinco títulos. Já o PSG, de Neymar, Cavani, Mbappé e cia., terá pela frente o Manchester United. O time do técnico José Mourinho venceu três vezes a UCL. Há ainda o embate entre Roma e Porto, responsável por duas voltas olímpicas.
Dos 25 campeões, 15 brigarão por mais um título no torneio mais importante da América do Sul
Leia a notícia completaEm relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista, agora, com 18 conquistas, contra 12 de Itália e Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.