São Paulo - Eliminados ainda na fase de grupos da UEFA Champions League, Chelsea e Benfica terão que se contentar com a disputa do título na UEFA Europa League. Para piorar, os Blues perderam o título no Campeonato Inglês para o rival Manchester United e o Benfica está a uma rodada de ver o Porto fazer a festa novamente no Campeonato Português.
Nem o total de público do Estadual - 66.097 pagantes - seria capaz de lotar a nova arena do Estado
Leia a notícia completaPara chegar à final, o Chelsea teve uma longa caminhada. Os primeiros passos foram dados na Segunda Fase com a classificação em cima do Sparta Praha. A vítima das oitavas-de-final foi o Steaua Bucureşti. Ao contrário das fases anteriores, os ingleses se classificaram nas quartas-de-final, fora de casa, contra o Rubin. Na semifinal, diante da torcida, o Chelsea eliminou o Basel. Ao todo foram cinco vitórias, um empate e duas derrotas.
O Benfica, por sua vez, teve um caminho mais duro. A começar pelo duelo contra o Bayer Leverkusen na Segunda Fase. Nas oitavas-de-final, o Bordeaux ficou pra trás. Sem tempo para respirar, os portugueses ainda eliminaram o Newcastle. A última vítima antes da decisão foi o Fenerbahçe. Apesar dos duelos mais complicados, o Benfica conseguiu aproveitamento melhor com seis triunfos, um empate e só uma derrota.
Campeões!
Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus e Barcelona, com três títulos cada, são os maiores vencedores da UEFA Europa League. Atlético de Madrid, Porto, Sevilla, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistdas cada.
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza e Roma.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 13 conquistas, contra dez da Inglaterra e Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.