São Paulo - A Eliminatória da Oceania é a única que não tem vaga assegurada para a Copa do Mundo 2018. Mas nem por isso, as seleções desanimam. A partir de 30 de agosto, quatro seleções darão o primeiro passo no inédito sonho de disputar o Mundial. No Sr. Goool já há a tabela e o simulador da primeira fase. (No menu "campeonatos", altere o select de ano para 2017 e tenha todos os canais das Eliminatórias!)
Levando em conta todas as outras Eliminatórias, serão 206 seleções em busca de 31 vagas. A FIFA tem 209 seleções afiliadas, mas a Rússia, como país-sede, tem vaga garantida na Copa do Mundo 2018. Enquanto isso, o Zimbábue ignorou decisão da FIFA ao não pagar uma dívida e foi excluído das Eliminatórias. A Indonésia também está fora da disputa após a FIFA considerar que a Federação local sofreu intervenção do Governo.Das 31 vagas abertas, 13 serão da Europa, cinco da África, quatro da América do Sul, quatro da Ásia e três da CONCACAF. As duas vagas restantes serão definidas em repescagens internacionais. O 5º colocado da América do Sul, por exemplo, brigará pela vaga com o classificado da Oceania. A Oceania, aliás, é o único continente que não tem vaga assegurada para os Mundiais. Já a outra vaga será decidida entre seleções da CONCACAF e da Ásia.
Entidade gaúcha acumula arrecadação maior do que a renda líquida do Coritiba
Leia a notícia completaRegulamento:
Na Primeira Fase, as quatro piores Seleções no ranking da FIFA se enfrentarão em jogos de ida, todos contra todos. Apenas o vencedor estará classificado para a Segunda Fase. Divididas em dois grupos de quatro, as oito Seleções jogarão dentro dos próprios grupos em partidas apenas de ida.
As duas melhores Seleções de cada grupo avançarão para a Terceira Fase. Estas quatro Seleções se enfrentarão em jogos de ida e volta no grupo. Apenas a vencedora irá competir na repescagem intercontinental contra uma equipe da CONCACAF por uma vaga na Copa do Mundo 2018.