Minas Gerais - O Atlético Mineiro se classificou às oitavas-de-final da Libertadores com duas rodadas de antecedência ao vencer o The Strongest, na Bolívia, por 2 a 1. Único com aproveitamento de 100% e um dos cinco invictos na competição sul-americana, o Galo poderá igualar o recorde do Santos em 2007.
Naquela oportunidade, o Peixe terminou a fase de grupos da Libertadores com seis vitórias em seis jogos. Nenhum clube, desde 2005 - temporada que foi criada a atual fórmula de disputa - conseguiu tamanha façanha. Os paulistas ainda anotaram 12 gols e sofreram apenas um. Mas apesar do ótimo desempenho, o Santos caiu na semifinal diante do Grêmio e viu o Boca Juniors garantir mais um título para os argentinos.
Rivais da capital não vencem no primeiro jogo do Estadual há duas temporadas
Leia a notícia completaSe até aqui, só o Santos conseguiu 18 pontos em seis jogos, outros clubes chegaram bem próximos da marca. River Plate (2005), Vélez Sarsfield (2006), Flamengo (2007), Grêmio (2009), Corinthians (2010) e Cruzeiro (2011) somaram 16 pontos nos jogos iniciais da fase de grupos. Nenhum, porém, se sagrou campeão. A realidade dos clubes vencedores é bem modesta e tem até clube que terminou no segundo lugar, mas depois mostrou a força no mata-mata.
Esse é o caso do Boca Juniors, em 2007, quando fez apenas dez pontos e garantiu presença nas oitavas-de-final na segunda posição. O mesmo aconteceu com a LDU (2008) e Estudiantes (2009). Em 2011, o Santos foi vice-líder do grupo com 11 pontos. Nas outras situações, os campeões garantiram o topo de seus grupos, mas a pontuação foi modesta. Em 2005, o São Paulo fez 12 pontos, mesma pontuação do Internacional, em 2006. Mas o Colorado voltou a ser campeão em 2010 após terminar a Segunda Fase com 14 pontos, mesma pontuação do atual campeão Corinthians.
Campeões!
A Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG. Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Em relação aos títulos por países, o Brasil chegou a 16 com a conquista do Corinthians em 2012. Mas a Argentina segue soberana na frente, com 22. O Uruguai soma oito títulos, contra três do Paraguai e dois da Colômbia. Equador e Chile têm um cada.