São Paulo - A CONMEBOL definiu o palco da final única da Libertadores 2021. O Estádio Centenário, em Montevidéu, receberá a decisão. Assim, o Uruguai encerrará jejum de 33 anos sem receber a finalíssima do torneio mais importante da América do Sul, segundo levantamento do Sr. Goool.
A última finalíssima no Uruguai foi em 1988, ano que o país ganhou seu derradeiro título na Libertadores. O Nacional atropelou o Newell's Old Boys por 3 a 0 e faturou o título em casa. Aquela foi a 7ª finalíssima de Libertadores em solo uruguaio. A 1ª ocorreu em 1968 e sem clubes do país.Antigamente, em caso de empate, havia um 3º jogo desempate em estádio neutro. Foi isso que ocorreu no título do Estudiantes diante do Palmeiras, ganho no Centenário. O principal estádio do país, aliás, recebeu todas as oito finalíssimas de Libertadores.
Uruguai será o 7º país a receber a finalíssima da Sula, sendo o 3º desde que a CONMEBOL adotou o jogo único
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 20, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional, Flamengo e Palmeiras. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.