São Paulo - O Uruguai terá mais uma oportunidade para mostrar que também sabe jogar em gramados europeus durante a Copa do Mundo. A Celeste conquistou seus dois títulos em edições na América do Sul, mas quando está na Europa costuma tropeçar. O duelo desta sexta-feira, às 11 horas (horário de Brasília), será contra a França, em Nizhny Novgorod, e valerá vaga para as semifinais.
Em 13 participações em Copas do Mundo, o Uruguai só esteve em cinco Mundiais na Europa. A última vez havia sido na Itália. Em 1990, os uruguaios não passaram das oitavas de final. A anfitriã foi a algoz dos sul-americanos. Pior aconteceu em 1974. Na Copa da Alemanha, a Seleção do Uruguai sequer passou da Primeira Fase em um grupo com Holanda, Suécia e Bulgária.Em 1966, o Uruguai chegou às quartas de final. Naquela oportunidade não havia oitavas de final. Após a fase de grupos, as seleções já se garantiam nas quartas. Os uruguaios, no entanto, foram surrados pela Alemanha Ocidental (4 a 0). O melhor desempenho da Celeste em Copas na Europa ocorreu em 1954 na Suíça. O Uruguai ficou com o 4º lugar ao ser derrotado pela Áustria.
Brasil é o recordista com seis decisões, sendo cinco títulos mundiais
Leia a notícia completaO Uruguai, em Copas do Mundo, acumula 24 vitórias, 12 empates e 19 derrotas, além de 87 gols a favor e 72 tentos sofridos. A Seleção Uruguaia chega às quartas de final com aproveitamento de 100%. Na Primeira Fase, os sul-americanos venceram Egito (1 a 0), Arábia Saudita (1 a 0) e a anfitriã Rússia (3 a 0). A vítima nas oitavas de final foi Portugal (2 a 1).