São Paulo - O Vasco, na era dos pontos corridos, é o único clube que foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro e ainda fez o artilheiro. Curiosamente, os dois clubes que conseguiram tal façanha na Série A também são do Rio de Janeiro (Flamengo e Fluminense).
Atacante Washington, por sua vez, é o único jogador que foi artilheiro em duas oportunidades de 2003 para cá
Leia a notícia completaSe há relação perfeita entre cariocas, título e artilharia, pode-se dizer que existe afinidade entre Coritiba, Alessandro e Ipatinga. Tudo começou em 2007. Naquela oportunidade, o Coritiba sagrou-se campeão da Série B, mas a artilharia ficou com Alessandro - autor de 25 gols. O Ipatinga, então clube do artilheiro, também subiu para a série A.
Três anos mais tarde, o Coritiba voltou a conquistar o título da Série B e novamente o atacante Alessandro ficou com a liderança da artilharia. Naquela oportunidade foram marcados 20 gols. Mas ao contrário de 2007, o Ipatinga não conseguiu o acesso. Pior, foi rebaixado para a Série C.
Entre os artilheiros dos pontos corridos da Série B o mais experiente é Túlio Maravilha. O homem de quase mil gols - apenas em sua conta - fez 24 com a camisa do Vila Nova em 2008. Mas o clube goiano não conseguiu o acesso. O maior de todos em número de gols, porém, é Zé Carlos. O atacante ajudou a subir o Criciúma no ano passado com 27 gols - recorde da Série B.
A atual edição do campeonato está paralisada por causa da Copa das Confederações. No momento, Bruno Rangel, da líder Chapecoense, ocupa o topo da artilharia com nove gols. Joinville, Palmeiras e América Mineiro completam o G4 do acesso.
Confira os campeões e os artilheiros da Série B nos pontos corridos:
2006
Campeão: Atlético Mineiro
Artilheiro: Vanderlei (Gama)
2007
Campeão: Coritiba
Artilheiro: Alessandro (Ipatinga)
2008
Campeão: Corinthians
Artilheiro: Túlio (Vila Nova)
2009
Campeão: Vasco
Artilheiros: Rafael Coelho (Figueirense), Marcelo Nicácio (Fortaleza) e Élton (Vasco)
2010
Campeão: Coritiba
Artilheiro: Alessandro (Ipatinga)
2011
Campeão: Portuguesa
Artilheiro: Kieza (Náutico)
2012
Campeão: Goiás
Artilheiro: Zé Carlos (Criciúma)