Bahia - O Vitória é o segundo clube rebaixado na edição 2018 do Campeonato Brasileiro da Série A - o primeiro foi o lanterna Paraná. A queda veio neste domingo após o empate sem gols ante o Grêmio no Estádio do Barradão, em Salvador, pela 37ª e penúltima rodada, aliado ao também 0 a 0 da Chapecoense ante o Corinthians em Itaquera. O Vitória ficou com 37, enquanto a Chapecoense primeiro fora, já tem 41. O clube baiano completará um turno todo entre os quatro piores colocados. Sem falar que o Rubro-negro ainda se tornou recordista em quedas no Brasileirão ao longo dos pontos corridos, segundo levantamento do Sr. Goool. Este foi o terceiro descenso desde 2006, quando o formato passou a ter 20 clubes.
A primeira ida à Série B neste período foi em 2010 no 17º lugar. Quatro anos depois, na mesma posição, os baianos voltaram a ser rebaixados. Agora, na vice-lanterna, o Vitória acumula apenas nove vitórias (sete em casa e duas fora), dez empates (cinco como mandante e cinco como visitante) e nada menos do que 18 derrotas (sete ao lado da torcida e 11 fora), além de 34 gols a favor e 60 tentos tomados. Aproveitamento de 33,3%. O Rubro-negro está na degola desde a 27ª rodada.Ao todo, 31 clubes amargaram o descenso no período analisado. Ponte Preta-SP, Figueirense-SC, Vasco-RJ, Avaí-SC e, agora, Vitória-BA são os clubes que mais desceram de divisão desde 2006 - três vezes cada. Paraná, Santa Cruz-PE, Portuguesa-SP, Coritiba-PR, Náutico-PE, Sport-PE, Vitória-BA, Goiás-GO, América Mineiro-MG e Atlético Goianiense-GO caíram em duas oportunidades.
Ainda houve os rebaixamentos de Fortaleza-CE, São Caetano-SP, Corinthians-SP, Juventude-RS, América de Natal-RN, Ipatinga-MG, Santo André-SP, Guarani-SP, Grêmio Prudente-SP, Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, Palmeiras-SP, Bahia-BA, Botafogo-RJ, Criciúma-SC, Joinville-SC e Internacional-RS.
Papão se juntou a ABC e Vila Nova com três descensos na divisão desde 2006
Leia a notícia completaA despedida do Vitória no Brasileirão será no próximo domingo, às 17 horas, contra o campeão Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo.
Confira todos os clubes que foram rebaixados no Brasileirão desde 2006:
2006
Ponte Preta-SP, Fortaleza-CE, São Caetano-SP e Santa Cruz-PE
2007
Corinthians-SP, Juventude-RS, Paraná-PR e América de Natal-RN
2008
Figueirense-SC, Vasco-RJ, Portuguesa-SP e Ipatinga-MG
2009
Coritiba-PR, Santo André-SP, Náutico-PE e Sport-PE
2010
Vitória-BA, Guarani-SP, Goiás-GO e Grêmio Prudente-SP
2011
Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, América Mineiro-MG e Avaí-SC
2012
Sport-PE, Palmeiras-SP, Atlético Goianiense-GO e Figueirense-SC
2013
Portuguesa-SP, Vasco-RJ, Ponte Preta-SP e Náutico-PE
2014
Vitória-BA, Bahia-BA, Botafogo-RJ e Criciúma-SC
2015
Avaí-SC, Vasco-RJ, Goiás-GO e Joinville-SC
2016
Internacional-RS, Figueirense-SC, Santa Cruz-PE e América Mineiro-MG
2017
Atlético Goianiense-GO, Ponte Preta-SP, Avaí-SC e Coritiba-PR
2018
Paraná-PR e Vitória-BA