São Paulo - O goleiro Weverton e o zagueiro Gil, na última quinta-feira, deixaram a "lista vip" de Tite ao não serem convocados para os próximos jogos da Seleção Brasileira contra Equador e Colômbia pela Eliminatória Sul-americana. Tite fez cinco convocações para as Eliminatórias da Copa do Mundo, chamou 38 jogadores e, agora, conta com 14 figurinhas carimbadas, segundo levantamento do Sr. Goool. São atletas que estiveram na lista do comandante em todas as cinco oportunidades.
"Passado do atleta dentro do seu clube e da seleção. Presente no seu momento. Projeção futura para a Copa. Na medida que nós nos classificamos, esses critérios são extremamente significativos", disse Tite, em entrevista coletiva, sobre os critérios da sua convocação.
Alisson, da Roma, virou o único goleiro na "lista vip". Durante a coletiva, Tite disse que tem "seis ou sete goleiros" sendo acompanhados in loco. A novidade da atual convocação foi o goleiro Cássio, do Corinthians, chamado pela primeira vez. A zaga também segue indefinida pelo treinador. Com a saída de Gil, só Marquinhos, do PSG, e Miranda, da Internazionale, foram lembrados todas as vezes. Ao todo, Tite já convocou seis defensores diferentes, mesma quantidade de goleiros. Mas enquanto no gol há três vagas, na zaga são quatro.O único setor no sistema defensivo em que não há dúvida na cabeça do técnico da Seleção Brasileira é a lateral. Tanto a esquerda como a direita, até aqui, já têm dono. Daniel Alves, do PSG, e Fagner, do Corinthians, são titular e reserva, respectivamente. Na esquerda, Filipe Luís, do Atlético de Madrid, e Marcelo, do Real Madrid, também têm lugares cativos no time verde e amarelo. Wendell, do Bayer Leverkusen, e Fábio Santos, do Atlético Mineiro, só tiveram oportunidade por causa de lesão e suspensão de Marcelo. O mesmo vale para Mariano, do Sevilla, que foi chamado após a suspensão de Dani Alves no clássico ante o Uruguai.
Águia coloca o Rio Grande do Norte na vice-liderança dos acessos da última divisão nacional
Leia a notícia completaJá classificada para o Mundial da Rússia em 2018, a Seleção Brasileira enfrentará o Equador, no dia 31 de agosto, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e pegará a Colômbia, dia 5 de setembro, na cidade de Barranquilla. O Brasil, após 14 rodadas, lidera a Eliminatória da América do Sul com 33 pontos e aproveitamento de 78,6%.
São dez vitórias (seis em casa e quatro fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e só uma derrota longe da torcida, além de 35 gols a favor e dez tomados. Os brasileiros têm o maior número de triunfos, o menor número de tropeços, o melhor ataque e a melhor defesa da competição.
Confira todos os jogadores convocados por Tite para as Eliminatórias:
Goleiros
Alisson (Roma-ITA)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Weverton (Atlético Paranaense)
Alex Muralha (Flamengo)
Ederson (Manchester City-ING)
Cássio (Corinthians)
Laterais
Daniel Alves (PSG-FRA)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Wendell (Bayer Leverkusen-ALE)
Fábio Santos (Atlético Mineiro)
Mariano (Sevilla-ESP)
Zagueiros
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos (PSG-FRA)
Miranda (Internazionale-ITA)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Geromel (Grêmio)
Thiago Silva (PSG-FRA)
Meio-campistas
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Giuliano (Zenit-RUS)
Rafael Carioca (Atlético Mineiro)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN)
Lucas Lima (Santos)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Willian (Chelsea-ING)
Oscar (Chelsea-ING)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Diego (Flamengo)
Luan (Grêmio)
Atacantes
Neymar (PSG-FRA)
Gabriel (Internazionale-ITA)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)
Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Diego Souza (Sport)