Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas de final.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE PARA A PRIMEIRA FASE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto (na somatória de 180 minutos);
5 - Menor número de cartões vermelhos recebidos;
6 - Menor número de cartões amarelos recebidos;
7 - Sorteio.
*Permanecendo o empate no confronto direto, o desempate será pelo maior número de gols assinalados no campo do adversário.
*Caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, não será aplicado o item 4º para efeito de desempate.
MATA-MATA:
A partir das oitavas de final, os clubes disputarão vaga na fase seguinte pelo sistema de mata-mata. Os confrontos das oitavas de final levarão em conta as campanhas dos clubes na Primeira Fase.
Bloco I: os oito clubes classificados em primeiro lugar, em cada grupo;
Bloco II: os oito clubes classificados em segundo lugar, em cada grupo.
O primeiro do Bloco I enfrentará o oitavo do Bloco II (Grupo B1), o segundo do Bloco I jogará contra o sétimo do Bloco II (Grupo B2), e assim sucessivamente.
Os oito clubes classificados para a Terceira Fase formarão o Bloco III, cujo bloco será ordenado conforme a soma de pontos das duas primeiras fases; os confrontos obedecerão ao seguinte critério: o primeiro enfrentará o oitavo (Grupo C1); o segundo enfrentará o sétimo (Grupo C 2), e assim sucessivamente. Os vencedores dos quatro grupos classificar-se-ão para a Quarta Fase.
Os quatro clubes classificados para a Quarta Fase formarão o Bloco IV, cujo bloco será ordenado conforme a soma de pontos nas três primeiras fases; os confrontos obedecerão ao seguinte critério: o primeiro enfrentará o quarto (Grupo D1) e o segundo enfrentará o terceiro (Grupo D2). Os vencedores de cada grupo classificar-se-ão para a Quinta Fase, a Fase Final (Grupo E), de onde sairá o campeão.
Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série C. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE DO MATA-MATA:
1 - Maior saldo de gols;
2 - Maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;
3 - Cobrança de pênaltis.
*Caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, não será aplicado o item 2º para efeito de desempate.
MANDOS DE CAMPO:
1º) maior número de pontos ganhos em toda a competição (soma das fases);
2º) maior saldo de gols em toda a competição (soma das fases).
*Caso dois clubes tenham empatado nos dois critérios, os mandos de campo serão determinados através de sorteio.
Baixe o regulamento