O Campeonato Carioca 2018 começará com a fase Preliminar ainda em 2017. Seis clubes se enfrentarão em turno único e os dois melhores colocados avançarão à fase principal. Enquanto isso, os outros quatro clubes lutarão contra o rebaixamento.
Na luta contra o rebaixamento, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à Série B1. Se houver empate de pontos entre o penúltimo e o antepenúltimo colocados, haverá dois jogos extras para decidir o segundo degolado. Se três clubes empatarem em pontos haverá confrontos entre estes times em turno e returno.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE DA PRELIMINAR:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Menor número de cartões amarelos e vermelhos;
6 - Sorteio.
Na fase principal, os 12 clubes serão divididos em dois grupos com seis times cada. Esta fase terá a Taça Guanabara (1º turno) e a Taça Rio (2º turno). A Taça Guanabara terá jogos em turno único dentro dos próprios grupos. Os dois melhores colocados de cada grupo disputarão as semifinais em confrontos entre o 1º do Grupo B e o 2º do Grupo C, além do 1º do C contra o 2º do B. Os líderes dos Grupos B e C terão a vantagem de jogar em casa e do empate na partida única. Na final, também em jogo único, haverá sorteio do mando de campo e, em caso de empate, haverá pênaltis. Na Taça Rio, os confrontos serão contra os rivais do outro grupo. O restante do regulamento será o mesmo da Taça Guanabara.
Os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio, além dos dois melhores colocados na somatória da fase de grupos dos dois turnos, estarão classificados para as semifinais do Campeonato Carioca. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, os outros quatro clubes semifinalistas, por ordem da classificação geral (2º, 3º, 4º e 5º lugares), farão um mini-torneio, com semifinal e final, para definir o outro finalista do Carioca. Neste caso, a decisão da competição será apenas em jogo único, com o campeão dos dois turnos tendo a vantagem do empate na grande final do Carioca 2018.
Agora, caso tenha dois campeões diferentes na Taça Guanabara e na Taça Rio, esses clubes terão vantagem do empate na semifinal. Na final, o melhor de todos, poderá escolher entre atuar a primeira ou a segunda partida em casa. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias dentro do grupo;
2 - Maior saldo de gols, dentro do grupo;
3 - Maior número de gols pró, dentro do grupo;
4 - Confronto direto dentro do grupo;
5 - Menor número de cartões amarelos e vermelhos em todo o campeonato;
6 - Sorteio.
Baixe o regulamento