São Paulo - A Fase de Grupos da Libertadores começou nesta terça-feira. Entre os 32 clubes, oito ostentam título na Sul-americana, segundo levantamento do Sr. Goool. Há dois brasileiros na lista: São Paulo e Internacional.
O Colorado, aliás, foi surpreendido na estreia ao ser derrotado, por 2 a 0, pelo Always Ready na Bolívia. O Inter ostenta o título da Sula de 2008. Quatro anos depois foi a vez do São Paulo faturar o 2º torneio mais importante da América do Sul.Se o Inter está no Grupo B ao lado de Deportivo Táchira, da Venezuela, e Olímpia, do Paraguai, o São Paulo aparece no Grupo E junto com Sporting Cristal - adversário da estreia que apanhou de 3 a 0 no Peru -, Racing, da Argentina, e Rentistas, do Uruguai.
Maior campeão da Sul-americana com dois títulos (2004 e 2005), o Boca Juniors é mais um presente na Libertadores. Há ainda mais dois argentinos na lista. O River Plate foi campeão em 2014 e o Defensa y Justicia é o atual vencedor da Sula. O Defensa y Justicia, por sinal, está no grupo de outro campeão da Sul-americana.
O Independiente, do Equador, faturou o torneio em 2019. O colombiano Santa Fe, no mesmo grupo do River Plate, deu a volta olímpica em 2015. Já a LDU, do Equador, levantou a Sula em 2009.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional, Flamengo e Palmeiras. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.
Regulamento:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.
A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oito líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.
A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.