Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 28 de abril de 2021 às 09:49

Terceira Fase da Copa do Brasil terá três duelos do Brasileirão e com direito a clássico

Dois desses seis clubes entraram diretamente na Terceira Fase do torneio nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Três jogos da Terceira Fase da Copa do Brasil servirão de esquenta para a Série A do Campeonato Brasileiro. Serão duelos entre clubes da elite, com direito ao clássico nordestino entre Fortaleza e Ceará. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda confirmará as datas, horários e locais das partidas.

Na Terceira Fase serão jogos de ida e volta. O Fortaleza fará o primeiro duelo em casa. O Leão do Pici, até aqui, eliminou dois gaúchos: Caxias e Ypiranga. O Ceará, por ser o atual campeão da Copa do Nordeste, entrou diretamente na etapa atual.

O mesmo acontece com o Fluminense, que abrirá a disputa contra o Bragantino, em casa. O Flu, no entanto, garantiu presença direta na Terceira Fase por estar na Libertadores. O clube paulista, enquanto isso, despachou Mirassol e Luverdense.

O outro confronto entre clubes do Brasileirão terá Corinthians e Atlético Goianiense. O Timão passou pelos pernambucanos Salgueiro e Retrô e, agora, abrirá a disputa contra os goianos como mandante. Já o Atlético não deu chances a Galvez e Joinville.

 Fortaleza é um dos clubes que terá um rival do Brasileirão na Copa do Brasil.Bruno Oliveira / FortalezaFortaleza é um dos clubes que terá um rival do Brasileirão na Copa do Brasil.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com dez títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco, Santa Catarina e Paraná contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. O Palmeiras soma quatro. Flamengo e Corinthians estacionaram nos três títulos cada. Já Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.

Regulamento:
A partir da Terceira Fase serão jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".

Na Terceira Fase, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do Brasileirão (Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, São Paulo, Fluminense, Grêmio e Santos), o campeão da Copa do Brasil (Palmeiras), o campeão da Copa do Nordeste (Ceará), o campeão da Copa Verde (Brasiliense) e o campeão da Série B (Chapecoense).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.