Distrito Federal - A Copa América, depois do adiamento por causa da pandemia de Covid-19 e das trocas de sedes - Argentina e Colômbia perderam seus direitos -, começará neste domingo no Mané Garrincha, em Brasília, às 18 horas. O Brasil, diante da Venezuela, tentará manter a invencibilidade caseira.
Segundo levantamento do Sr. Goool, a Seleção Brasileira jamais perdeu em estreias em edições realizadas em território nacional. Essa será a 6ª vez que o Brasil receberá o torneio da CONMEBOL. A 1ª foi em 1919 e o Brasil goleou o Chile por 6 a 0. A maior vantagem, no entanto, foi vista em 1949.Naquela oportunidade, os brasileiros enfiaram impiedosos 9 a 1 no Equador. O Brasil, aliás, já estreou em casa contra a Venezuela. Em 1989, a Seleção Canarinho ganhou dos rivais por 3 a 1. Na última Copa América no Brasil, o anfitrião bateu a Bolívia por 3 a 0.
Só uma vez o Brasil não conseguiu estrear em casa com vitória. Em 1922, na 2ª vez que sediou o torneio sul-americano, o Brasil empatou com o Chile por 2 a 2. Ao todo, são quatro estreias vitoriosas e um empate.
Atual campeã, a Seleção Brasileira ocupa o Grupo B ao lado de Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. O Grupo A tem Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Regulamento:
A Copa América 2020 foi adiada para 2021 por conta da pandemia de Covid-19. Por causa do mesmo problema, os convidados Austrália e Qatar desistiram do torneio.
Assim, a Copa América 2020 contará com os dez países da América do Sul. Divididos em dois grupos com cinco seleções cada, os países enfrentarão os rivais do próprio grupo em turno único.
Os quatro melhores colocados avançarão às quartas de final. O mata-mata será definida em partida única.
Nas quartas de final e semifinal, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Já na final, em caso de igualdade, haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.
Confira as estreias do Brasil em Copas América em território nacional:
1919
Brasil 6 x 0 Chile
1922
Brasil 1 x 1 Chile
1949
Brasil 9 x 1 Equador
1989
Brasil 3 x 1 Venezuela
2019
Brasil 3 x 0 Bolívia