Minas Gerais - O Atlético Mineiro perdeu para o Newell's Old Boys, por 2 a 0, na primeira partida da semifinal e se complicou na Libertadores. Mas os torcedores do Galo ainda mantém a esperança de reverter o resultado. O clube brasileiro precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para chegar à final. E o São Paulo de 1993 pode servir de exemplo para os atleticanos, como revela o Sr. Goool nesta quinta-feira.
No ano em que conquistou o bicampeonato da Libertadores, o São Paulo apanhou do NOB, por 2 a 0, fora de casa. O jogo, porém, foi válido pelas oitavas-de-final. No duelo de volta, no Morumbi, o Tricolor paulista goleou o Newell's Old Boys, por 4 a 0, e se classificou para as quartas-de-final. O São Paulo ainda passaria por Flamengo, Cerro Porteño e Universidad Católica para ser campeão.
Outro clube brasuca também bateu o rival argentino pelo placar que o Atlético necessita no jogo de volta. Em 2006, ainda pela Primeira Fase, o Goiás triunfou sobre o NOB, por 3 a 0, em Goiânia. O Newell's Old Boys participa pela sétima vez da Libertadores (1975, 1978, 1992, 1993, 2006, 2010, 2013) e já perdeu em seis oportunidades por dois ou mais gols de diferença. O NOB ainda tem uma goleada, por 6 a 0, para o San Lorenzo, em 1992, mas este duelo aconteceu na casa do Newell's.
O clube hermano tem outro resultado emblemático. Em 1978, o Newell's Old Boys venceu o primeiro jogo da decisão, por 1 a 0. Mas no duelo de volta, no Uruguai, o Nacional triunfou, por 3 a 0, e deixou o rival com o vice. O Olímpia, em 2013, fez 4 a 1 no clube argentino, no Paraguai, pela Primeira Fase da Libertadores.Ainda em 2013, o NOB - campeão do Torneio Final no Campeonato Argentino - foi derrotado pelo Arsenal, por 2 a 0, em 6 de maio, pelo Campeonato Nacional. Caso o Atlético Mineiro vença por esse placar, a decisão será nos pênaltis. Só nessas duas vezes, em 2013, o clube hermano perdeu pelo placar que não interessa. É verdade que, pelo Argentino, o Lanús triunfou, por 3 a 0, mas naquela oportunidade o NOB jogava em casa.
Títulos!
A Argentina lidera com folga e 22 títulos. O Brasil soma 16, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Confira as derrotas do NOB por dois ou mais gols de diferença na Libertadores:
1975
Primeira Fase
Olimpia-PAR 2 x 0 Newell's Old Boys
Jogo desempate
Rosário Central-ARG 2 x 0 Newell's Old Boys
1978
Final
Nacional-URU 3 x 0 Newell's Old Boys
1992
Primeira Fase
Newell's Old Boys 0 x 6 San Lorenzo-ARG
1993
Oitavas-de-final
São Paulo 4 x 0 Newell's Old Boys
2006
Primeira Fase
Goiás 3 x 0 Newell's Old Boys
2013
Primeira Fase
Olímpia-PAR 4 x 1 Newell's Old Boys