Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 23 de junho de 2021 às 00:00

Copa do Brasil terá duelos de campeões e de clubes do Brasileirão nas oitavas de final

Apenas um duelo, dos oito da fase, não terá campeão de nenhum dos lados

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Definidos os confrontos válidos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Entre os oito duelos há embates de campeões, clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e de nordestinos. Nas quartas de final, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará novo sorteio para definir os jogos e, finalmente, o chaveamento. (Clubes à esquerda decidem em casa)




Fluminense-RJxCriciúma-SC
Vasco-RJxSão Paulo-SP
Bahia-BAxAtlético Mineiro-MG
ABC-RNxFlamengo-RJ
Grêmio-RSxVitória-BA
Juazeirense-BAxSantos-SP
Atlético Goianiense-GOxAthletico Paranaense-PR
CRB-ALxFortaleza-CE

A Copa do Brasil seguirá com oito campeões. O Criciúma, melhor clube em 1991, enfrentará o Fluminense, vencedor de 2007. Campeão em 2014, o Atlético Mineiro fará confronto de Brasileirão contra o Bahia. O mesmo vale para o Athletico Paranaense, que levantou o troféu em 2019, e pegará o Atlético Goianiense.

Segundo maior vencedor do torneio com cinco títulos, o Grêmio medirá forças ante o Vitória. Campeão em 2010, o Santos também pegará um baiano, a Juazeirense. O Flamengo, três vezes campeão, terá pela frente o ABC. Já o Vasco, que comemorou em 2011, desafiará o São Paulo. O duelo nordestino é o único sem campeão presente. O Fortaleza pegará o CRB.

 Fluminense terá duelo de campeões contra o Criciúma nas oitavas da Copa do Brasil!Maílson Santana / FluminenseFluminense terá duelo de campeões contra o Criciúma nas oitavas da Copa do Brasil!
Pela 1ª vez na história, o Nordeste conta com seis clubes nas oitavas de final. A atual temporada com seis nordestinos nas oitavas de final supera as edições de 1992 (Bahia-BA, CSA-AL, Fortaleza-CE, Sergipe-SE e Sport-PE) e 2009 (CSA-AL, Fortaleza-CE, Icasa-CE, Náutico-PE e Vitória-BA). Na única edição com título do Nordeste, em 2008, foram três clubes nas oitavas - Corinthians-AL, Náutico-PE e Sport-PE. O Leão da Ilha deu a volta olímpica.

Campeões!

O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com dez títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco, Santa Catarina e Paraná contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. O Palmeiras soma quatro. Flamengo e Corinthians estacionaram nos três títulos cada. Já Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.