Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 05 de julho de 2013 às 11:47

Copa Sul-americana: Vulcão e estádio da Copa América são os trunfos do Melgar

Clube peruano vai estrear na Copa Sul-americana diante do Deportivo Pasto, da Colômbia

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Foot Ball Club Melgar, fundado em 25 de março de 1915, homenageia o poeta morto Lorenzo Mariano Melgar Valdivieso. O clube da cidade de Arequipa, no Peru, é um dos cinco que vão estrear na Copa Sul-americana 2013.

Montevideo Wanderers-URU, Independiente-EQU, El Tanque Sisley-URU e Itagüí-COL também debutarão no torneio na atual temporada. Apesar de novato, o quinteto tem histórias interessantes e todas serão desvendadas pelo Sr. Goool nesta semana.

 Torcedores que vão ao estádio do Melgar ficam com um olho no jogo e outro no vulcão Misti!
Se muitos clubes brasileiros não contam com, sequer, um estádio, o Melgar ostenta dois. E um deles é cheio de histórias. Mas começamos com o menor. O Estádio Mariano Melgar tem capacidade para 20 mil torcedores. O estádio já recebeu jogos da Copa do Peru e até da Libertadores. O clube ostenta duas participações no principal torneio da América do Sul.

Em 1982, o Melgar quase se classificou para a próxima fase. O clube terminou na vice-liderança do Grupo 5 atrás do Olímpia-PAR. O grupo ainda contava com Sol de América-PAR e Deportivo Municipal-PER. Naquela época, apenas o primeiro colocado passava de fase. A campanha de 1984 foi um pouco pior. O Melgar amargou a lanterna do Grupo 5 que ainda tinha Los Andes-VEN, Sporting Cristal-PER e Portuguesa-VEN.

O Estádio Monumental de la UNSA, por sua vez, ostenta capacidade para 42 mil pessoas. A maior casa do Melgar recebeu jogos da Copa América, em 2004. O Brasil, inclusive, jogou por lá na Primeira Fase. O Estádio da Universidad San Agustín (UNSA) recebeu cinco partidas do torneio.

Mas o que chama a atenção é o vulcão Misti. A estrutura geológica - próxima a cidade de Arequipa - tem 5822 metros de altitude. Os torcedores que estão no estádio conseguem ver o vulcão ao fundo.

Em relação ao time do Melgar, nenhuma estrela. Em seu plantel chama a atenção o defensor, de apenas 20 anos, Renato Valdivia Guzmán. Não por seu desempenho em campo, mas por ter o nome igual ao ídolo chileno do Palmeiras. O clube peruano vai estrear na Copa Sul-americana diante do Deportivo Pasto, da Colômbia.

Campeões!
A Copa Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos (2004 e 2005), o Boca Juniors-ARG é o maior vencedor do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011) e São Paulo (2012) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com cinco conquistas. O Brasil soma dois títulos, contra um de Chile, Equador, México e Peru. O vencedor tem o direito de disputar a Recopa Sul-americana contra o campeão da Libertadores.

Regulamento:
A Primeira Fase da Copa Sul-americana contará com 32 clubes e será disputada em mata-mata. Os 16 classificados para a Segunda Fase se juntarão a oito clubes brasileiros e seis argentinos. Sairão 15 clubes classificados para as oitavas-de-final que se juntarão ao São Paulo - atual vencedor da Copa Sul-americana.

Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Até as semifinais, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis - sem prorrogação. Na final, por outro lado, em caso de empate no saldo de gols, haverá prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis.