São Paulo - Itália e Inglaterra farão a final da Eurocopa 2020 no próximo domingo, às 16 horas, em Wembley, em Londres. Essa será a 3ª decisão entre duas seleções campeãs mundiais, segundo levantamento do Sr. Goool. Se os italianos tentarão encerrar jejum de 52 anos, os ingleses vão debutar na final.
A 1ª final entre campeões mundiais ocorreu em 2000, quando a França, dois anos após seu 1º título em Copas, superou a Itália. Os franceses ainda seriam campeões mundiais em 2018. A 2ª decisão foi vista em 2012, quando a Espanha bateu a Itália. Interessante notar que os espanhóis também ganharam a Euro dois anos após a conquista do Mundial.
Em 1984 houve final entre França e Espanha, mas naquela oportunidade, nenhuma das seleções havia dado a volta olímpica na Copa do Mundo. Já em 2008, a Espanha foi campeã em cima da Alemanha. Naquele ano, contudo, a Fúria ainda buscava sua 1ª volta olímpica no Mundial da FIFA.
Campanhas!
A Itália chega invicta à final da Eurocopa. São cinco vitórias e um empate, além de 12 gols a favor e três tomados. Aproveitamento de 88,9%. Turquia, Suíça, País de Gales, Áustria, Bélgica e Espanha estiveram no caminho dos italianos.