São Paulo - A edição 2020 do futebol feminino nas Olimpíadas terá um ouro inédito nesta quinta-feira, às 23 horas (horário de Brasília), em Tóquio. Suécia e Canadá se enfrentarão em busca da 1ª medalha dourada. As suecas eliminaram a Austrália, enquanto as canadenses despacharam os EUA.
TeamCanada / DivulgaçãoCanadá está na final pela 1ª vez e brigará pelo ouro olímpico contra a Suécia! Essa é a 6ª final diferente na história do futebol feminino nos jogos Olímpicos. O Canadá jamais havia chegado à decisão. As canadenses têm como melhor resultado o bronze em 2012, em Londres, e em 2016, no Rio de Janeiro. Na última edição dos jogos, aliás, a Suécia obteve sua melhor colocação ao ficar com a prata.
Das decisões, apenas uma foi repetida. Os EUA venceram o Brasil em 2004 e 2008. O futebol feminino entrou nas Olimpíadas em 1996, quando as norte-americanas superaram a China. Quatro anos depois, a Noruega derrotou os EUA. A Seleção do EUA ainda seria ouro em cima do Japão em 2012. Já em 2016, a Alemanha levou a melhor diante da Suécia.
As suecas chegam à final com aproveitamento perfeito, de 100%. São cinco vitórias em cinco jogos, além de 13 gols a favor e três tentos tomados. O Canadá, enquanto isso, venceu duas e empatou três, além de cinco gols feitos e três sofridos. Desempenho de 60%.