Santa Catarina - A campanha do Corinthians, em 2008, ainda é referência na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas a Chapecoense conseguiu, em parte, superar o clube paulista ao derrotar o ASA, em Arapiraca, por 2 a 0, na noite de sexta-feira, pela 7ª rodada.
Com o triunfo, o Verdão chegou aos 19 pontos - seis vitórias e um empate. O aproveitamento de 90,5% é o mesmo que o Corinthians apresentou em 2008 nas sete primeiras rodadas. Mas a Chapecoense leva vantagem no saldo de gols. Os dois clubes anotaram 18 gols, mas enquanto o Timão levou seis, o clube do Sul foi furado em apenas cinco oportunidades.
Ao longo dos sete jogos, a Chapecoense realizou três partidas em Chapecó. Foram duas vitórias - 5 a 1 sobre o ABC e 3 a 2 diante do Paysandu-, além de um empate - 1 a 1 com o Oeste. Fora de casa, o clube de Santa Catarina bateu Boa Esporte (4 a 1), São Caetano (1 a 0) e Figueirense (2 a 0), além do ASA.A campanha do Corinthians também contou com três partidas em casa. O clube do Parque São Jorge triunfou sobre CRB (3 a 2), Fortaleza (2 a 0) e Brasiliense (4 a 1). Como visitante, o Timão passou por Gama (3 a 1), ABC (1 a 0) e Grêmio Prudente (4 a 1), além de ter empatado com a Ponte Preta (1 a 1).
Pela 8ª rodada, o Corinthians ficou no 1 a 1 com o Bragantino, fora de casa. Na próxima rodada, a Chapecoense terá o clássico do interior contra o Joinville, fora de casa, e poderá ultrapassar a campanha do Corinthians em relação aos pontos. O duelo acontecerá em 13 de julho, às 16h20.Pra trás...
O Guarani, em 2009, foi outro clube que somou 19 pontos de 21 possíveis. Mas o Bugre também fica atrás da Chapecoense no saldo de gols. O clube paulista anotou 12 tentos e levou cinco nas sete primeiras rodadas.
O torcedor da Chapecoense também poderá comemorar uma vitória local. Afinal, o Verdão superou a campanha do Criciúma no ano passado. O Tigre, que hoje é o único representante de Santa Catarina na Série A, fez 18 pontos em 2012. Em 2007, o Criciúma também era líder na 7ª rodada, mas tinha apenas 16 pontos.
Mesmo assim, o clube catarinense ultrapassou a pontuação do Paraná (15), em 2010. Em 2011 houve empate de pontos entre Portuguesa, Ponte Preta, Paraná e Americana. Todos somaram 14 pontos, mas a Lusa levou vantagem no saldo de gols.
Os 20 clubes da Série B se enfrentarão em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. O clube que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Além do vencedor, os outros três melhores colocados conquistarão o acesso à Série A. Por outro lado, os últimos quatro colocados serão rebaixados à Série C.