Portal Eventos
Olimpíadas Masculino
Em 07 de agosto de 2021 às 11:04

Brasil vence Espanha na prorrogação, se torna o 5º bicampeão e o 6º país com mais de um ouro nas Olimpíadas

Nas duas finais, Seleção Brasileira superou adversários europeus - Alemanha e Espanha

Rodolfo Brito São Paulo-SP

 Brasil despachou a Espanha na prorrogação e faturou sua 2ª medalha de ouro nas Olimpíadas!Lucas Figueiredo / CBFBrasil despachou a Espanha na prorrogação e faturou sua 2ª medalha de ouro nas Olimpíadas!
São Paulo - A Seleção Brasileira voltou a fazer história nas Olimpíadas. Uma edição após encerrar o incômodo tabu de nunca ter dado a volta olímpica nos Jogos, o Brasil se sagrou bicampeão olímpico ao superar a Espanha, na prorrogação por 1 a 0 - no tempo normal foi 1 a 1 -, neste sábado, em Yokohama. E mais! Os brasileiros estão entre os cinco bicampeões do torneio, além dos seis países com mais de um ouro nas Olimpíadas. Matheus Cunha e Malcom fizeram os gols brasucas, enquanto Oyarzabal anotou para os espanhóis.

O Brasil é o 5º país a levar dois ouros seguidos, sendo o 3º sul-americano, segundo levantamento do Sr. Goool. O último bi, aliás, foi da América do Sul. A Argentina pendurou a medalha dourada no peito em 2004, em Atenas, e em 2008, em Pequim. Os hermanos chegaram a encerrar jejum de 40 anos nos Jogos Olímpicos. A Hungria havia sido a última bicampeã em 1964 e 1968.

A Grã-Bretanha, em 1908 e 1912, enquanto isso, foi a 1ª seleção a soltar o grito entalado na garganta duas vezes seguidas. Pouco tempo depois, nas edições de 1924 e 1928, o Uruguai levou dois ouros. Até aqui, duas seleções europeias foram bi e, agora, três sul-americanas levaram dois ouros seguidos.

Seleta lista!
Com o bi, a Seleção Brasileira passa a ser o 6º país com mais de um ouro no futebol masculino. Hungria e Grã-Bretanha lideram com três títulos cada, enquanto Argentina, União Soviética e Uruguai somam duas conquistas cada.

O time do técnico André Jardine festejou com quatro vitórias e dois empates, além de dez gols a favor e quatro tentos tomados. Aproveitamento de 77,8%. Na caminhada verde e amarela passaram Costa do Marfim, Alemanha, Arábia Saudita, Egito, México e Espanha.

Tira-teima!
Essa foi a 5ª final entre países da América do Sul e da Espanha. Os sul-americanos passaram à frente com os títulos de Uruguai (1924) e Brasil (2016 e 2020). A Europa ficou com as conquistas de França (1984) e União Soviética (1988).

Ouro Deles!
Hungria e Grã-Bretanha somam três ouros cada. Argentina, União Soviética, Uruguai e Brasil, por sua vez, acumulam dois títulos cada. Os brasileiros ainda ostentam três pratas e dois bronzes. A lista com um ouro cada tem Iugoslávia, Polônia, Espanha, Alemanha, Tchecoslováquia, França, Nigéria, Itália, Suécia, Bélgica, Canadá, Camarões e México.