Rio Grande do Norte - A melhor campanha do ABC na Copa do Brasil aconteceu em 2000, quando o clube foi eliminado nas oitavas-de-final pelo Palmeiras. Em 2013, o Mais Querido está a um jogo de igualar tal feito, mas não será nada fácil atingir esse objetivo. Na primeira partida da Terceira Fase, o ABC apanhou do Goiás, por 3 a 0, em Goiânia.
Agora, só uma vitória por quatro ou mais gols de diferença colocará o clube potiguar na próxima fase. Se o ABC vencer, por 3 a 0, a decisão será nos pênaltis. Mas há esperança aos torcedores alvinegros. O ABC, em duas oportunidades, conseguiu o placar necessário ao longo de suas 14 participações na Copa do Brasil.
O problema é que os clubes eram inferiores ao Goiás. Em 2006, ainda pela Primeira Fase, o ABC venceu o primeiro jogo no Piauí, por 1 a 0. Na volta, o Mais Querido fez ainda mais festa da galera com goleada, por 5 a 1, sobre o Parnahyba. Três anos mais tarde, após empate, por 1 a 1, com o Fast Clube, em Manaus, o ABC meteu 4 a 0, em Natal.A última grande goleada do Mais Querido diante de sua torcida aconteceu neste ano, mas foi pelo Campeonato Potiguar. O ABC passou pelo ASSU, por 5 a 0, pela 7ª rodada da Copa Rio Grande do Norte. O duelo de volta da Copa do Brasil, em Natal, será em 17 de julho, às 21h50.O ABC começou a Copa do Brasil 2013 em grande estilo ao bater o Parnahyba - campeão piauiense -, por 3 a 1, e eliminar o duelo de volta. Na Segunda Fase, o Mais Querido surpreendeu ao despachar o Sport - vice-campeão pernambucano. O ABC triunfou em casa (2 a 0) e no Recife (3 a 2).
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. O Corinthians soma três conquistas, seguido por Flamengo e Palmeiras - atual campeão -, com duas. A lista com um título conta com Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma.
Regulamento:
Com 87 clubes, a Copa do Brasil 2013 será disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores 2014.